Com o caçadorense Gabriel Ceretta Jung em quadra, o Brasil conquistou o título do Campeonato Pan-Americano Júnior Masculino de Handebol, na noite deste sábado, 28. Sem dificuldades, a Seleção Brasileira venceu a Argentina por 34 a 23 (16 a 11 no primeiro tempo) e conquistou de forma invicta o título da competição.
A equipe da casa entrou na quadra do Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu (PR), determinado a vencer. Com muita disposição e força defensiva, a Seleção não sofreu para sair na frente do placar e ampliar o marcador pouco a pouco. Empolgados pela torcida, os brasileiros fecharam o primeiro tempo em 16 a 11.
Na segunda etapa, o Brasil manteve o ritmo forte e não deixou os argentinos crescerem em quadra. O goleiro Rangel Rosa, com defesas impressionantes, foi outro responsável por frear as investidas dos rivais. Mesmo com a boa vantagem brasileira, o jogo continuou tenso e aguerrido até o final, quando Brasil fechou o duelo em 34 a 23.
O técnico Hélio Lisboa, o Helinho, feliz pela conquista, parabenizou os atletas pelo grande duelo. Precisamos jogar bem e foi isso que aconteceu. Eu falei que se fizéssemos ótima partida conseguiríamos um placar com diferença de dez gols. Jogamos com garra e determinação e nosso objetivo foi alcançado. A equipe toda está de parabéns por cumprir à risca o que nós determinamos. Nossa proposta era explorar as jogadas entre o ponta e o armador da defesa argentina e foi essa a crônica do jogo, disse.
Para o Mundial, Helinho espera melhorar o resultado da última participação brasileira (sexto lugar). Nosso objetivo é chegar à semifinal e melhorar o nosso desempenho em relação ao último Mundial. Da semifinal para frente tudo pode acontecer, afirmou o treinador, que vai manter a base da Seleção campeã em Foz do Iguaçu (PR). A ideia é seguir com esses garotos, que já vêm treinando há algum tempo juntos, e chamar o João Pedro e o José Guilherme, que jogam na Europa e participaram do Mundial Adulto no Qatar, completou.
Resultados
Terça-feira (24)
Chile 33 x 25 Paraguai
Argentina 31 x 16 Uruguai
Brasil 48 x 9 Peru
Quarta-feira (25)
Paraguai 15 x 37 Argentina
Peru 9 x 41 Chile
Uruguai 21 x 37 Brasil
Quinta-feira (26)
Argentina 46 x 12 Peru
Uruguai 25 x 20 Paraguai
Brasil 30 x 21 Chile
Sexta-feira (27)
Uruguai 36 x 13 Peru
Chile 20 x 32 Argentina
Paraguai 20 x 42 Brasil
Sábado (28)
Paraguai 33 x 27 Peru
Chile 16 x 13 Uruguai
Brasil 34 x 23 Argentina
Seleção Júnior Masculina
Goleiros – Fabio Sozzi Vaz Guimarães (EC Pinheiros-SP), Gabriel Pedro Silva de Souza (Metodista/São Bernardo-SP) e Rangel Luan da Rosa (ACEU/Univali/FMEBC-SC).
Armadores – Gabriel Ceretta Jung (EC Pinheiros-SP), Gustavo César Rodrigues (EC Pinheiros-SP), Haniel Vinicius Inoue Langaro (EC Pinheiros-SP), Leonardo Felipe Sampaio Santos (EC Pinheiros-SP) e Thiago Alves Ponciano (Unimed/UEM/Maringá-PR).
Centrais – Acácio Marques Moreira Filho (Metodista/São Bernardo-SP) e Gabriel Monteiro do Nascimento (ADI/Alice/FMEL Itajaí-SC).
Pontas – Cleber Antônio de Andrade (TCC/Unitau/Fecomerciários/Taubaté-SP), Fernando Pereira Leite (Metodista/São Bernardo-SP), Marcos Vinícius Vieira dos Santos (CAIC/GHC/UFPI-PI) e Rudolph Hackbarth (ADI/Alice/FMEL Itajaí-SC).
Pivôs – Felipe Venâncio Santaela (EC Pinheiros-SP), Rodrigo Luiz Joench (AERC-Handebol de São José-SC) e Rogério Moraes Ferreira (FAB/Vila Olímpica-RJ).