O prefeito Beto Comazzetto assinou esta semana a renovação do contrato com a empresa AGF – Antigranizo Fraiburgo, com o objetivo da prestação de serviços para o funcionamento e manutenção dos 24 geradores de solo que atuam na diminuição da intensidade das chuvas de granizo que possam atingir o município de Caçador em seu perímetro rural e urbano. O investimento chega a R$ 279 mil ao ano e a Administração Municipal também já mantém outros seis geradores em convênio com o Governo do Estado, totalizando 30 aparelhos para a cobertura do município.
O sistema tem garantido aos produtores rurais e moradores da área urbana, mais tranqüilidade quando o assunto é queda de granizo. Toda a extensão territorial de Caçador está protegida por queimadores, que são acionados sempre que existe ameaça de chuva de pedras. Medidas iguais a essa, tem garantido especialmente aos produtores ganhos ao invés de perdas nas produções.
O prefeito Beto Comazzetto comenta que a eficácia do sistema já foi comprovada tanto no interior como na proteção ao patrimônio urbano (residências, comércio, empresas, entre outros). “Desde que implantamos esse sistema, Caçador não sofreu mais com chuva de pedras com grandes diâmetros, apenas com pedaços fragmentados devido a ação do sistema antigranizo. Vimos há poucos meses o que uma chuva intensa de granizo pode causar em um município, como foi o caso de Lages. Então não abrimos mão deste serviço e temos a certeza de que é um importante investimento para proteger a produção agrícola e também o patrimônio dos cidadãos no perímetro urbano”.