Os membros do Conselho de Controle e Participação Social do Bolsa Família de Caçador estiveram reunidos nesta terça-feira (10) para o primeiro encontro do ano de 2015. Participam do Conselho 20 entidades governamentais e não governamentais existentes no município. Na reunião foram tratados assuntos relacionados ao planejamento e execução de ações para todo o ano, além de reforçar a importância da participação dos conselheiros nos encontros.
De acordo com gestora do Bolsa Família, Adriana Moreira Bairro, as reuniões serão mantidas mensalmente, sendo sempre na segunda semana do mês. “Nós dependemos da força do Conselho para aprovações de ações, sejam elas financeiras ou práticas. Por isso, essas conversas são importantes”, explica.
Além disso, durante a reunião o Conselho recebeu uma proposta do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), para que uma parceria com o Bolsa Família seja efetivada. A intenção é promover palestras com as famílias cadastradas orientando os jovens a partir dos 14 anos sobre o mercado de trabalho.
Recadastramento de famílias
Em Caçador estão cadastradas no Bolsa Família cerca de 17 mil pessoas envolvendo aproximadamente seis mil famílias. Uma das principais ações do setor é o recadastramento de 313 famílias que foram ingressaram entre 2009 e 2010 e não atualizaram mais os dados. “Nós precisamos acompanhar essas famílias, por isso é necessário essa atualização”, explica a gestora do Bolsa Família.
De acordo com Adriana, essas famílias foram excluídas do cadastro do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), porém ainda estão ativas no Cadastro Único de Caçador. Essa atualização serve para saber se elas devem permanecer no cadastro, ou se será solicitada a exclusão para que outras famílias que estejam em situação de vulnerabilidade possam se cadastrar também.