Os jovens que completarem 18 anos até o dia 31 de dezembro desse ano, devem procurar a Junta do Serviço Militar de Caçador para realizar o alistamento. A medida é imposta todos os anos aos jovens que atingem a maioridade.
O secretário da Junta de Serviço Militar de Caçador, Narciso Olivo Sabedot, explica que o prazo ainda é longo, vai até o dia 30 junho, mas orienta a não deixar para a última hora. “Orientamos os jovens que eles precisam apresentar o comprovante de residência, foto 3×4 e certidão de nascimento. Ainda os que possuem o CPF, também devem trazer junto”, orienta.
A primeira seleção, conhecida também como inspeção de saúde, está prevista para acontecer entre os dias 11 e14 de agosto. Nessa ocasião alguns serão dispensados e cerca de 100 serão selecionados e deverão se apresentar novamente no Tiro de Guerra de Caçador. “Em Caçador, todos os anos em média 700 rapazes realizam o alistamento militar, a expectativa é de que novamente esse número seja registrado em 2015”,comenta Narciso.
O alistamento militar é obrigatório para todo cidadão brasileiro do sexo masculino. Deve ser realizado nos primeiros seis meses do ano em que o brasileiro completar 18 anos. Neste caso, o candidato concorrerá à seleção geral realizada no mesmo ano do alistamento podendo ser incorporado no quartel no ano seguinte. Caso o alistamento não seja feito dentro do prazo, o cidadão deve comparecer a uma Junta de Serviço Militar mais próxima do domicílio, pagar a multa prevista na legislação vigente e realizar o alistamento militar.