O reitor da Uniarp, Adelcio Machado dos Santos, participou da 24ª Confraternização dos Funcionários do Sistema ACAFE (24ª COFAFE).
Trata-se de uma espécie de Olimpíadas das instituições comunitárias de educação superior, da qual participam docentes e servidores, conhecida pela sigla COFAFE.
O evento se processou no âmbito da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI).
Em outros ensejos Adelcio destacou o papel educacional do esporte. Reitera que o ser humano, eminentemente mente social, exibe necessidade de conhecer e construir a compreensão acerca dos meios e dos processos fundamentais para a organização e a viabilidade do ato de viver. O conhecimento é um produto da atividade consciente do pensamento que determina a natureza social do ser humano e o condiciona a sua história e a sua cultura.
Contudo, ser humano não nasce pronto para a convivência em sociedade. É necessário que ele seja educado para aprender a conviver com a sua história e elaborações desta. Para tanto, foram criadas as diferentes instituições sociais dentro das sociedades, cuja função principal está em controlar certos setores do comportamento dos indivíduos, através da transmissão de padrões de comportamento e da cultura.
Uma das formações sociais mais importantes que interage diretamente com a sociedade, influenciando e se deixando influenciar, é a organização educacional.
Através dela, o homem aprende a conviver socialmente, assimilando a cultura, os padrões de comportamento, o conhecimento produzido. A educação também exerce o controle social do comportamento humano. Evidencia-se, com isso, a profunda interatividade que há entre educação e sociedade.
O processo educativo deve exercer o papel social, mediando a sociabilidade e preparando o ser humano para a aplicação do conhecimento por meio do exercício da atividade transformadora.
Em conclusão, o reitor Adelcio disse que iniciará tratativas com a Diretoria Executiva da Fundação e com a Associação de Professores e Funcionários para que a Uniarp encaminhe delegação para a 25ª Cofafe.








