Consistindo em processo de mudanças sistemáticas e conscientes que se faz de forma planejada e organizada, a educação tende a se firmar como o mais eficaz instrumento que o para efetivar o desenvolvimento de um povo.
Destarte, envolve todos os processos voltados para a preparação das pessoas para as mudanças exteriores e interiores, com o objetivo de antecipar o desenvolvimento e deixá-las apta a aceitarem, entenderem a aceitarem os desafios do futuro com capacidade para moldá-lo aos seus princípios, valores e interesses individuais e sociais.
O objetivo primordial da Educação é dotar o homem de instrumentos culturais capazes de impulsionar as transformações materiais e espirituais exigidas pela dinâmica da sociedade
A educação aumenta o poder do homem sobre a natureza e, entrementes, busca conformá-lo aos objetivos de progresso e equilíbrio social da coletividade a que pertence.
De acordo com Benavides (1996), o processo educacional implica uma sucessão de atos no tempo, um sentido de continuidade, que pode ser considerado de modo integral.
Dessarte, acompanhará o ser humano em toda a sua vida. Ele pode ainda ser considerado em etapas, ou aspectos; ou períodos de tempo; ou episódios formais, como os relativos ao desenvolvimento do ensino em organizações especializadas.
Através do processo educativo, o ser humano incorpora os conhecimentos relevantes e as posturas eleitas pela sociedade, de modo que todo processo educacional sempre faz uma transmissão de valores e o atingimento de objetivo.
Por conseguinte, pode ser até mesmo viabilizar a submissão a um sistema político dominante e impedir atitude de crítica à ideologia que sustenta esse mesmo sistema político (BENEVIDES, 1996).
Enquanto dinâmica social, o processo educativo deve proporcionar a elaboração e o domínio, por parte dos indivíduos e dos grupos, de novos modelos ou formas de indagação da realidade, de modelos valorativos e normativos para a ação e de formas de comunicação e expressão que afiancem a vinculação e coesão do grupo ou comunidade.
Em essência, o processo educativo consiste na permanente transformação dos comportamentos para uma compreensão cada vez mais integral e uma ação cada vez mais solidária sobre o mundo, em sua totalidade física, biótica e antrópica (CRUZ apud CASAS, 1986).
A formação do conhecimento constitui-se em investimento fundamental nos países desenvolvidos, e recebe cada vez mais destaque nas organizações.
O retorno que um país ou uma organização obtém sobre o conhecimento representa um fator determinante de sua competitividade.
Por conseguinte, em um grau cada vez maior, o conhecimento se torna decisivo para o sucesso econômico e social de uma organização, bem como a precípua disparidade entre países e organizações diz respeito à capacidade de produzir conhecimento.
Em suma, isso significa que o conhecimento se transformou em um elemento fundamental da dinâmica da nova ordem mundial: conhecimento e informação são recursos estratégicos e os agentes transformadores da sociedade.
Por fim, deste fato emana a relevância da educação para o desenvolvimento socioeconômico.