Além das palestras, a 2ª Jornada Interdisciplinar da Saúde da Uniarp contou com o lançamento de um livro.
Escrito pelo reitor Adelcio Machado dos Santos e pelo professor Joel Aroldo Baad, a publicação traz uma compilação de artigos científicos de pesquisadores da Universidade.
No primeiro capítulo, aborda-se a temática dos nutracêuticos enutricosméticos e faz-se uma avaliação do potencial antioxidante dos produtos à base de soja.
No segundo capítulo, analisam-se os efeitos da ingestão crônica de extrato aquoso de erva mate (ilex paraguariensis) preparado na forma de “chimarrão” sobre os níveis séricos de colesterol, triglicerídeos e glicose. As plantas medicinais, atualmente, estão sendo alvo de pesquisas e fonte de tratamento e cura para diversas doenças, mas, ao mesmo tempo, muitos de seus verdadeiros valores e propriedades terapêuticas são desconhecidos pela população ou não são cientificamente comprovados.
O terceiro capítulo é um estudo para validação de metodologia analítica para o doseamento de resveratrol em vinhos brancos.
Os capítulos um a três, de certa forma, constituem uma unidade temática, que aborda a atividade do profissional de Farmácia em laboratório. Já os capítulos quatro a sete, por sua vez, enfatizam mais o contato desse profissional com a comunidade à sua volta. Nesse sentido, o quarto capítulo é um estudo sobre a prevalência de automedicação na população do município de Fraiburgo.
O capítulo quinto é uma análise que pretende determinar as percepções do profissional farmacêutico referente à atenção farmacêutica nas farmácias de dispensação da cidade de Videira/SC. O conceito geral de Atenção Farmacêutica é o de proporcionar o bem-estar aos pacientes, compreendendo atitudes, valores éticos, comportamentos, compromissos na prevenção de doenças e na promoção de recuperação à saúde de forma íntegra.
No capítulo sexto, realizou-se um estudo sobre erros nas prescrições médicas de uma unidade básica de saúde de um município do meio oeste catarinense. A prescrição é uma ordem escrita dirigida ao farmacêutico, definindo quais e como os fármacos devem ser dispensados ao paciente.
No sétimo e último capítulo, analisa-se o perfil de prescrição e realiza-se um comparativo das vendas de sibutramina antes e após Resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (RDC)nº 25,de 30 de junho de 2010,e RDC nº 52,de 06 de outubro de 2011, em uma farmácia da cidade de Videira/SC.
Por fim, o reitor Adelcio cumprimentou as autoras e autores dos artigos científicos, afirmando que se constituem motivo de orgulho para a Universidade.