Search
Close this search box.

Comércio de Caçador deve abrir aos domingos

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Comércio

O comércio de Caçador deve abrir aos domingos. Mas, calma. Isso não significa que todas as lojas devem ficar abertas todos os domingos. Por sinal, não há a palavra “todos” na primeira afirmação.

A proposta encaminhada pela Câmara de Dirigentes Lojistas e “rejeitada” por meia dúzia de pessoas das que estiveram na Assembleia geral nesta segunda-feira, 5, trazia a possibilidade da abertura das lojas um domingo antes das principais datas do ano, como Páscoa, Dia das Mães e Dia dos Pais.

Quando isso foi apresentado, uma gritaria foi feita por esta meia dúzia de pessoas contrárias. As outras que estavam na esvaziada assembleia acabaram ficando receosas de se manifestar, mesmo que apoiassem a proposta, dada a veemência da manifestação dos contrários à abertura das lojas por 3 domingos no ano, além dos horários especiais do mês de dezembro, coisa que já acontece hoje.

Quanto aos supermercados, outra meia dúzia de funcionários de uma rede de Caçador que já abre aos domingos também fez uma gritaria quando foi apresentado que o horário poderia ser das 9 às 21h todos os dias.

Não entende, essa meia dúzia retrógrada, que estes estabelecimentos já abrem as suas portas no domingo e, portanto, será praticamente impossível voltar atrás na decisão. Até o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Vilmar Zollner, afirmou isso.

Comércio 1

Boa parte das pessoas que estavam na esvaziada assembleia saiu antes do encerramento por causa da demora em se apresentar as propostas e por nada estar sendo definido.

Comércio 2

No final, a confusão ainda maior: as propostas de aberturas aos domingos, sábados, e horário das 9 às 19h durante a semana foram rejeitadas. Ou seja: para a meia dúzia contrária a tudo e a todos e que “votou” de forma negativa, o comércio deve é ficar com as portas fechadas.

Comércio 3

Esta maravilhosa e bem pensada proposta será encaminhada para a Prefeitura, que deve mandar o projeto para regulamentar o horário de funcionamento do comércio à Câmara.

Esqueceram-se ou se fizeram de desentendidos os integrantes da meia dúzia contra é que várias opiniões e opções serão ainda ouvidas e não apenas as suas.

Comércio 4

Este assunto ainda vai dar muito pano para a manga, ah vai… E sim, eu trabalho aos domingos.

Vacinação

Depois da reclamação de duas pessoas quanto ao atendimento na Unidade Central de Saúde publicadas neste espaço, uma servidora encaminhou alguns esclarecimentos, publicados abaixo, na íntegra, primeiro quanto à questão do horário e, em seguida, sobre hematomas que ficaram em uma criança:

“Nao acho justo vc falar mal do que vc nao sabe, pois k nosso horario do posto é até as 17 horas e não ganhamos absolutamente NADA e o pessoal teve o dia inteiro para ir vacinar e foram em cima da hora. Se foi reclamado do horario  pois era 17e 20 quando   foi vacinada   a ultima criança. Entao nao fale o que vc nao sabe”.

“Se a criança ficou com hematomas é porque o pai não segurou direito e a criança estava agitada, e é SEMPRE orientado os pais o procedimento a ser feito e a maneira correta de segurar a criança. E eu li a coluna, e fiquei magoada pelo fato das pessoas falarem mal, pois o sistema é ruim, cada criança que entra lá, tem que ter o cadastro atualizado e as vacinas colocadas em dia, por isso a demora, teve crianças que tiveram 5 vacinas no mesmo dia, e não é fácil pois você tem que ter cuidado e responsabilidade pelo que esta fazendo, pois pode ter consequências, então eu só queria mostrar o outro lado da história, porque nós estávamos lá desde as 8 horas da manhã, sem parada ao meio dia, com almoço frio e ainda por cima aguentando desaforo de pessoas desinformadas, pra você é fácil só escrever, mas ir lá ver a realidade é outro caso né amigo. Obrigada pela gentileza!”.

Voluntários X Militares

Parece que os Bombeiros Militares de Santa Catarina nunca vão deixar as corporações Voluntárias em paz, mas principalmente a de Caçador. Mais uma ação, que atingiu diretamente os nossos Bombeiros Voluntários, obrigou os vereadores a revogarem alguns artigos da Lei Orgânica que possibilitavam o convênio para as vistorias.

Mas, o vereador Alencar Mendes afirmou que uma saída foi encontrada, baseada em um texto constitucional de Santa Catarina, que vai possibilitar a apresentação de novo projeto de lei para regularizar estas vistorias por parte dos Voluntários.

O projeto será encaminhado ainda esta semana e o objetivo é mobilizar todas as comissões competentes para que, já na próxima segunda-feira, esteja apto para votação.

Voluntários X Militares 1

O mais interessante é que os Bombeiros Militares que estão instalados em Caçador apenas com uma casa alugada (e com um valor bastante elevado, por sinal) e veículos de passeio para se beneficiar das vistorias e do retorno financeiro que isso dá.

“Inclusive, tivemos acesso a algumas das cobranças e são bem elevadas”, disse o vereador Alencar Mendes.

Aliás, porque os militares não se instalam em outras cidades que não têm Bombeiros Voluntários e lá fazem as suas vistorias? Por que Caçador é mais rentável?

Por que nenhuma ação foi movida contra os Voluntários de Joinville, por exemplo? Por que lá o ex-governador e senador Luiz Henrique manda os militares saírem a gritos?

Voluntários X Militares 2

O que se espera é que com o novo projeto, constitucional diga-se de passagem, essa implicância dos Bombeiros Militares com os Voluntários em Caçador seja cessada, pelos menor por ora.

Ponte fechada

A partir desta terça-feira (6) até o final de semana uma ponte no KM 33 nas proximidades da Serraria Salamoni, rodovia SC-350, estará fechada ao trânsito para receber reformas através da equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura da Prefeitura de Caçador.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp