Search
Close this search box.

SC aumenta sua participação no PIB nacional em 15 anos

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Com aumento de 0,6 ponto percentual entre 1995 e 2010, Santa Catarina é o segundo Estado com melhor crescimento em relação à sua participação percentual no PIB nos últimos 15 anos.

Em 1995, a participação do Estado PIB nacional era de 3,4%. Em 2010, o percentual subiu para 4,0%.

Em relação aos Estados da Região Sul, SC teve desempenho muito superior ao Rio Grande do Sul, que caiu 0,4 ponto percentual, e um pouco acima do Paraná, que teve sua participação aumentada em apenas 0,1 ponto.

A informação foi obtida pelo Noticenter a partir do cruzamento de dados do IBGE sobre a participação das unidades da federação no PIB entre 1995 e 2010, data da mais recente atualização da pesquisa.

Os principais dados sobre a Região Sul são os seguintes:

Santa Catarina – Foi o Estado com o melhor desempenho no Sul. A melhor posição alcançada pelo Estado foi em 2008, quando alcançou 4,1% do PIB.

Rio Grande Grande do Sul – O Estado, que em 2010 alcançou 6,7%, tinha 7,1% em 1995. O Estado teve seu maior percentual também em 2003, com 7,3%.

Paraná – O Estado possuía 5,7% do PIB nacional em 1995. Chegou a alcançar 6,4% em 2003, mas fechou 2010 com 5,8%.

ESTADOS

Minas Gerais foi o Estado que mais cresceu em participação no PIB. De 8,6% em 1995, atingiu 9,3% em 2010. Durante o período, teve um aumento de 0,7 ponto percentual, conseguindo o destaque nacional.

São Paulo, que em 1995 tinha 37,3% do PIB, alcançou 33,1% em 2010. O maior Estado brasileiro em população teve uma queda de 4,2 pontos percentuais no período. Foi o que mais perdeu pontos de acordo com os dados.

Acre (0,2%), Amapá (0,2%) e Alagoas (0,7%) não registraram crescimento durante o período. Roraima também não cresceu, mas entre esses Estados, foi o único que passou de 0,1% em 1995 para 0,2% em 2010.

REGIÕES

A região Sudeste foi a que mais perdeu pontos ao longo dos anos. Em 1995 possuía 59,1%. Em 2010 a região alcançou 55,4%, uma redução de 3,7 pontos percentuais.

A região Sul, que em 1995 possuía 16,2%, alcançou 16,5% em 2010, um aumento de 0,3 ponto percentual.

A região Norte, que tinha em 1995, 4,2%, alcançou em 2010, 5,3%, um aumento de 1,1 ponto percentual.

A região Nordeste, que tinha 12,0% do PIB em 1995, chegou em 2010 com 13,5%, um aumento de 1,2 ponto percentual.

A região Centro-Oeste tinha em 1995, 8,4% do PIB. Em 2010 alcançou 9,3%, um aumento de 0,9 ponto percentual.

Com informações do Noticenter.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp