Empresários
Um grupo de empresários caçadorenses participa, nos próximos dias 11 e 12, em Brasília, do 8º Encontro Nacional da Indústria (ENAI).
Gilberto Seleme, vice-presidente da FIESC, Henrique Basso, presidente da ACIC, José Tombini, presidente do Sindicato Patronal do Couro e Vestuário, Ilton Rotta, presidente do Sindicato Patronal da Madeira e Eduardo Seleme, diretor da FIESC, estarão presentes no evento que é organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e vai reunir mais de 1.500 líderes empresariais.
Neste ano, a palestra magna, marcada para às 16h30 do primeiro dia do encontro, será apresentada pelo ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. Ele falará aos empresários brasileiros sobre a situação do Brasil no contexto global.
O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, abrirá o evento às 9h30 ao lado da presidente da República, Dilma Rousseff. Os painéis temáticos terão a participação dos ministros Aloizio Mercadante, da Educação, Manoel Dias, do Trabalho, e César Borges, dos Transportes.
O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, também estarão no evento.
Empresários 1
Entre os empresários que participarão dos debates temáticos estão Jorge Gerdau Johannpeter, do Grupo Gerdau, Luiz Fernando Furlan, da Sadia, Astor Schmitt, do Grupo Randon, José Varela, da 3M do Brasil, Reginaldo Acuri, do Grupo Farma do Brasil, e Rogelio Goldfarb, da Ford da América do Sul.
O ENAI, que a CNI realiza anualmente desde 2006, reúne presidentes de sindicatos industriais, de federações de indústrias e de associações nacionais setoriais de todo o país, acadêmicos e representantes do governo. Ao longo de dois dias, eles discutem as questões que têm impacto sobre o crescimento da indústria e do país.
Ao final do encontro, apresentam a Carta da Indústria, documento que sintetiza os debates e apresenta propostas para o Brasil superar os obstáculos ao crescimento sustentado. Por isso, consagrou-se como o mais representativo evento empresarial da indústria brasileira.
Empresários 2
“Trata-se de um evento muito importante para a classe empresarial, pois agrega conhecimento e experiências acerca do atual cenário econômico e as perspectivas para o próximo ano”, explicou Seleme.
Aeroporto
Vou arriscar a dizer que ainda não dá para comemorar, mas já foi um grande avanço a liberação por parte da ANAC dos voos noturnos no aeroporto Carlos Alberto da Costa Neves.
Ainda resta um grande passo que é o repasse do documento para o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), em Curitiba, para então a liberação estar concretizada.
Isso deve acontecer nos próximos dias e, se concretizar, vai certamente “limpar a barra” do secretário Valdir Cobalchini, que não estava das melhores por causa das promessas não cumpridas.
Artigo 170
O reitor da UNIARP, professor Pós-Dr. Adelcio Machado dos Santos propôs e foi aprovado, na Assembleia Geral da ACAFE, o envio de moção de cumprimentos ao governador Raimundo Colombo (PSD) pelo empenho no sentido da aprovação da Lei nº 12.881 de 12 de novembro de 2013, referente às instituições comunitárias.
As instituições de ensino superior comunitárias passam agora a ser consideradas da sociedade civil, sem fins lucrativos. “Da mesma forma parabenizo o Governador pelo empenho em manter em dia os recursos fixados pelo Artigo 170 da Constituição Estadual”, frisa.
“A educação é fundamental na constituição de uma nação que se caracteriza pela maneira de agir. O ser humano educado está em constante busca, superando novos desafios, procurando através de suas capacidades, ampliar e aperfeiçoar o mundo”, completa.
Começou mal
O presidente eleito do PT, Jefferson Marcelo, começou mal o seu mandato. Por conta de picuinhas políticas, deixou de convidar alguns integrantes da imprensa para a sua posse, que aconteceu nesta quinta.
Tem muito que aprender ainda quanto a isso, certamente…
Mais colunas de Rafael Seidel>