Search
Close this search box.

Vice-prefeita é contra a APAE

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Contra a APAE

A vice-prefeita Luciane Pereira (PT) foi no mínimo infeliz em declarações dadas na sexta-feira, 22, em encontro macrorregional de educação inclusiva na Casa da Cultura. Citando a necessidade de se incluir alunos com deficiência no ensino regular, Luciane foi enfática em dizer que as APAES, APAS e outras entidades que trabalham com este setor poderiam ser fechadas.

A declaração causou a indignação da maioria dos professores presentes que, é óbvio, preferiram não se manifestar publicamente.

Contra a APAE 1

Luciane, pelo que se nota, é apoiadora de um Projeto de Lei ridículo do senador José Pimentel, do PT do Ceará, que prevê o fim dos repasses para as APAES do país.

O argumento é que as crianças são todas iguais e devem ser incluídas na educação regular.

Contra a APAE 2

Agora, como educadora, a vice-prefeita deveria saber que não são apenas crianças com deficiência que frequentam a APAE, mas adultos e pessoas mais velhas e que não têm condição alguma de frequentar uma educação regular.

Esta é uma afirmação baseada com conhecimento de causa, que inclusive, serão tema de uma reportagem especial que será veiculada na próxima semana no Portal Notícia Hoje.

Contra a APAE 3

Para a APAE, familiares e amigos de pessoas com alguma deficiência, as declarações inoportunas da vice-prefeita com certeza vão soar como uma afronta e a demonstração de despreparo para tratar de um assunto tão complicado.

Contra a APAE 4

Aliás, estas declarações vieram exatamente na semana em que a nova diretoria da APAE de Caçador foi eleita, composta por pessoas que há anos estão dedicando o seu trabalho para manter tal instituição, de forma voluntária.

Neide Baú, que é a nova presidente, inclusive destacou a grande responsabilidade em assumir o cargo, pela credibilidade e pelo trabalho sério que a instituição representa.

Mudar orçamento

Além das declarações, a vice-prefeita Luciane Pereira fez questão ainda de sugerir que os recursos para a APAE sejam revistos no orçamento municipal.

Entretanto, acredito que nenhum vereador de Caçador será contrário a APAE.

Mudar orçamento 1

Mas, ao contrário do que propôs Luciane, a Prefeitura de forma alguma pensa em retirar o orçamento da APAE ou da APAS. Pelo contrário, mesmo com cortes em diversos setores, as duas instituições não vão sofrer com isso e, em 2014, devem receber R$ 650 mil.

Inclusão

A questão é que a inclusão em escolas regulares vai demandar mais professores, mais investimentos, estrutura diferenciada e todos conhecem a situação da educação no Brasil. Acredito que pouco precise se comentar a respeito disso. A vice-prefeita também deveria saber, afinal, é educadora.

Inclusão 1

Inclusive, Luciane atuou na antiga gerência de educação nos anos 90 responsável por trabalhar com as APAES da região. Ela ficou por 2 anos no cargo, indicada pelos representantes da instituição dos mais diversos municípios.

Opinião alheia

A opinião da vice-prefeita não representa o pensamento do prefeito Beto Comazzetto e nem da sua administração. Pelo contrário, Beto sempre foi um grande entusiasta do belíssimo trabalho realizado pela APAE.

E, as Fontes do Além garantem ainda que esta opinião da vice-prefeita é também alheia à opinião da Secretaria Municipal de Educação.

Calçadas

Além de em frente a várias residências e em terrenos baldios os proprietários não construírem o passeio, o desrespeito é tanto que neste exemplo da foto, tirada pelo amigo Gabriel da Costa Leite, uma “hortinha” está sendo cultivada.

width=450

Infração

Vídeo enviado por um leitor do Portal Notícia Hoje mostrou um flagrante de infração cometida por um motorista na rua ao lado do Maicé.

Mas, muitos comentários chegaram apoiando a infração e criticando a pessoa que fez a filmagem, baseados nas mais justificativas.

Só para constar: são estas mesmas pessoas que apoiam uma infração de trânsito, que é um desrespeito à Lei, que querem acabar com a corrupção no país. Que tal começar fazendo a lição de casa?

Mais colunas de Rafael Seidel>

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp