A comitiva da FIESC, composta pelo presidente Glauco José Corte, pelo vice-presidente Gilberto Seleme e pelo diretor do Senai, Sérgio Arruda, que está na região desde quinta-feira, 26, inaugurou obras em Videira e Fraiburgo. Nas duas cidades, os investimentos foram realizados através do SENAI e ultrapassam R$ 4 milhões.
Em Videira, os estudantes do SENAI e a comunidade do bairro São Cristóvão foram beneficiados com as melhorias implantadas pela instituição em área que pertencia à prefeitura, ao lado da escola.
Parte do terreno, de 2,8 mil metros quadrados, foi doada ao SENAI, que construiu quadra poliesportiva para atender o ensino médio e os cursos de educação profissional, além de estacionamento.
Como contrapartida, a entidade urbanizou o restante da área, com cerca de 2 mil metros quadrados, implantando academia ao ar livre, parque infantil e calçadas, beneficiando a comunidade do entorno.
Já em Fraiburgo, uma nova unidade do SENAI foi inaugurada. Implantada em parceria com a Prefeitura, o espaço tem 1,7 mil m² de área construída, em dois pavimentos. São seis laboratórios (panificação e confeitaria, costura industrial, instalações elétricas, informática, manutenção de microcomputadores, solda e manutenção mecânica industrial), cinco salas de aula, sala de leitura e instalações administrativas.
Operando parcialmente desde abril, a nova unidade totalizou até o momento mais de 600 matrículas. Para 2014, a expectativa é superar mil matrículas. A unidade entrará em operação plena no dia 30 de setembro.
Caçador
Em Caçador, às 17h30, a comitiva inaugura um centro para capacitação de profissionais para o setor automotivo do SENAI. Em ambiente de 335 metros quadrados, na rua Jacob Santi, 173 (bairro DER), foram implantados dois laboratórios – de eletromecânica de automóveis e de mecânica de motos – e uma sala de aula.
O ambiente tem capacidade de atender simultaneamente 70 estudantes, com previsão de ampliar a capacidade da unidade local do SENAI em 200 matrículas por ano.