Wilmar Carelli conseguiu recurso no Tribunal Superior Eleitoral e poderá assumir o cargo de prefeito de Videira. Ele foi eleito em 2012 com mais de 70% dos votos válidos, mas teve a candidatura impugnada baseada na Lei da Ficha Limpa.
O Tribunal decidiu por unanimidade prover os recursos baseados no voto da relatora, ministra Laurita Vaz. Votaram com a relatora os ministros João Otávio de Noronha, Henrique Neves da Silva, Luciana Lóssio, Marco Aurélio, Dias Toffoli e Cármen Lúcia (presidente).
Nota oficial
A coligação de Carelli emitiu uma nota oficial no Facebook:
VITÓRIA DA DEMOCRACIA
A Coligação Videira Feliz no Rumo Certo, formada pelos partidos PMDB, PDT e PSDB, que reelegeu Carelli e Doutor Jorge ao executivo municipal em 2012 com aprovação de mais de 70% dos eleitores, divide neste momento com toda a população videirense sua satisfação ao informar que, dentro de poucos dias, ambos estarão assumindo em definitivo o posto que lhes foi conferido de fato e de direito por ampla maioria popular.
O TSE, Tribunal Superior Eleitoral, reconheceu na noite de 26 de setembro de 2013 a ilegitimidade da ação movida pelo PP de Videira – que de forma irresponsável impediu por quase um ano a posse dos eleitos – e decidiu pelo deferimento da candidatura de Carelli, restabelecendo a justiça e garantindo a manutenção da democracia, em sinal de respeito à vontade da maioria dos videirenses.
Videira respira aliviada, primeiramente por ver chegar ao fim um longo período de intranquilidade política gerada pelo inconformismo de poucos em detrimento ao bem-estar de toda uma população. Também, e principalmente, por ver retornar à cadeira o prefeito que escolheu pelo sagrado direito do voto.
Há quase um ano que as ações políticas e administrativas da nossa cidade vem sendo executadas em meio a expectativas, ansiedades e, por vezes, angústias. Repetidas vezes e de forma explícita os videirenses manifestaram o receio de não terem sua vontade respeitada ao observarem novas incursões dos mesmos agentes que causaram o imbróglio político, os quais tentaram tirar proveito da situação e se apresentaram com oportunismo impar do alto de seus pomposos salários públicos.
O governo interino demonstrou disciplina e profissionalismo. Ele foi composto por pessoas de extrema responsabilidade. Porém, neste período de intranqüilidade e expectativas, projetos importantes deixaram de ser viabilizados, recursos financeiros externos não puderam ser alocados, comprometendo sobremaneira o plano de governo aprovado pelos videirenses em 2012 e projetado para ser levado a efeito em quatro anos de gestão.
Restam agora algumas interrogações e que merecem reflexão. Quem será responsabilizado pelo tempo perdido? Quem será responsabilizado pelo prejuízo causado a Videira? Este sim, um prejuízo insanável!
Por fim, a Coligação Videira Feliz no Rumo Certo agradece em nome do Prefeito Wilmar Carelli e do Vice, Doutor Jorge, as manifestações de solidariedade, companheirismo e até mesmo orações compartilhadas durante esse período. A família videirense está mais unida, está mais forte. Imbuídos de muita força de vontade e com o espírito trabalhador que nos é peculiar, vamos todos arregaçar as mangas e correr atrás de recuperarmos o tempo perdido.
Venceu a justiça; venceu a ética; venceu o respeito.
A vitória é dos videirenses!
Coligação Videira Feliz no Rumo Certo
PMDB/PDT/PSDB