Search
Close this search box.

Orientação educacional: Direito do aluno III

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

De acordo com Miguel (1975, p. 52) “O centro da orientação educacional é, naturalmente, o aluno. O aluno em todas as suas dimensões psicológicas e, especialmente, no que diz respeito à dimensão escolar vocacional”.

Destarte, os objetivos da orientação educacional estão diretamente relacionados à natureza desta atividade.

De maneira geral, pode-se dizer que ela se firma a uma natureza explicitamente psicológica ou se firma a uma natureza mais pedagógica.

Entretanto, o conceito de orientação tem modificado muito no decurso dos anos. Mesmo depois de três decênios de crescente interesse pela orientação, ainda não tem unanimidade nas opiniões e na prática. Maior confusão decorre na divergência entre a teoria e os processos de uso (GRINSPUN, 1992).

Ademais disso, a descontinuidade e a falta de sistematização do trabalho do orientador educacional nas escolas é devida, por certo, à falta de consistência no entendimento pelos administradores educacionais de nível macro, sejam estaduais, sejam municipais, quanto a uma política educacional e de recursos humanos para a educação.

Portanto, em consonância com o magistério da lavra de Lück (1991, p. 35), “Estes têm deixado de tomar as medidas necessárias para que seja organizada a orientação educacional nos estabelecimentos de ensino, de forma que seu desempenho ocorra em caráter contínuo, conforme determinou a lei de diretrizes e bases da educação nacional”.

Todavia, o processo evolutivo da orientação educacional presume uma assistência continuada por parte do orientador.

Ainda que a orientação educacional não se identifique com a orientação vocacional, contudo, insere-a.

De tal modo que uma orientação pedagógica completa, se não concluir numa orientação vocacional, não terá realizado seguramente os seus alvos, que é ser realmente orientado.

Por fim, obter resultados positivos na orientação educacional dos alunos e na descoberta da sua vocação, é um problema dos mais complexos que a psicologia pedagógica tenta resolver. Com isto, devem-se, pois, tomar todas as providências para que uma tal orientação e descoberta vocacional, sejam acertadas.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp