Search
Close this search box.

Viva as faixas elevadas

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Viva!

Claro, eu sei que esse assunto é extremamente polêmico, mas o que seria desta coluna não fossem as polêmicas causadas durante anos, desde antes mesmo estas linhas mal escritas estarem hospedadas no Portal Notícia Hoje.

Pois bem, sou a favor das faixas elevadas e não daquelas lombadas de 10 centímetros de largura por 1 metro de altura, construções bizarras do tempo de um “botudo” secretário que pouco ou nada conhecia da infraestrutura urbana (talvez bem conheça da infraestrutura de Roraima).

Explico, em poucas palavras, o porquê de ser a favor das faixas elevadas: a primeira da série foi construída nas proximidades da Viposa. No final de semana seguinte à sua implantação, um motorista levemente alcoolizado ultrapassou em velocidade superior à permitida no local, rampou e bateu de cara com o muro.

Ótimo. As faixas elevadas são construídas para inibir a alta velocidade e a irresponsabilidade dos motoristas.

Outra questão simples diz respeito à alta velocidade: na cidade, você pode andar como um louco, mas vai conseguir chegar ao seu compromisso um minuto ou dois além do que se andasse de forma mais calma. Isso é fato. Faça o teste.

Por isso, as faixas elevadas evitam aqueles “maníacos do volante” que pensam que estão em uma pista de corrida e não respeitam, às vezes, aqueles motoristas que não querem andar a um milhão, colocando em risco a vida dos outros motoristas. Aliás, cabe aqui citar os “pilotos de fuga” de uma rede de padarias de Caçador, que agora, quem sabe, andarão mais devagar.

E a última questão, mais prática e simples de se entender: para um povo mal educado no trânsito nada melhor do que obstáculos no meio das ruas para que a velocidade seja menor e a educação maior.

Infra

Aliás, a Infraestrutura de Caçador está trabalhando a mil para, antes de mais chuvas, tentar amenizar a situação complicada de diversas vias. Além dos buracos normais por causa da quantidade de chuvas, a Casan ainda colabora negativamente para fazer das ruas de Caçador um “queijo suíço”.

Cito aqui dois exemplos: no semáforo da José Gioppo, a Casan já “esburacou” por 3 vezes e a Prefeitura arrumou as três vezes. Na Fernando  Machado, logo para a frente do Fórum, pela terceira vez também foi aberto um buraco no asfalto recém fechado. Porque isso, Casan?

Estádio

E o estádio Municipal Carlos Alberto da Costa Neves deve estar com as suas obras em dia para receber o jogo do Tubarão contra o nosso grande CAC no domingo, 21. Por sinal, isso é para dar na cara dos apresentadores de jornais da RBS TV e da RIC Record, que nunca pisaram nestas terras e ficam tentando denegrir a imagem, tanto da cidade, quanto da Prefeitura ou mesmo do CAC.

Para os lageanos: vão cuidar do timeco de várzea de vocês e para os xanxerenses: Qual time mesmo da cidade de vocês (não contando o amador e nem a grande Chape) está em qualquer competição estadual de futebol?

Mais colunas de Rafael Seidel>

 

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp