Secretaria de Estado da Saúde listou medidas de prevenção controle de virose
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), houve um aumento de significativo nos casos de DDA nas últimas semanas em comparação com o mesmo período do ano anterior. O Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, por exemplo, registrou um aumento de [percentagem] na procura por atendimento na emergência relacionado a essas doenças.
“A combinação do calor, da aglomeração de pessoas e da falta de higiene pode favorecer a proliferação de vírus e bactérias”, explica [nome do especialista], médico infectologista. “É fundamental que a população siga as orientações das autoridades de saúde para evitar a contaminação”, alerta.
Medidas preventivas:
Hidratação: Beba bastante água, sucos naturais e água de coco.
Higiene: Lave bem as mãos com água e sabão antes de comer, após usar o banheiro e ao trocar fraldas.
Alimentos: Evite consumir alimentos crus, mal cozidos ou com aparência duvidosa.
Local: Não frequente locais com condições de higiene inadequadas.
Sintomas e cuidados:
Os principais sintomas das viroses são diarreia, vômitos, febre e dor abdominal. Em casos mais graves, pode ocorrer desidratação. É importante procurar um médico caso os sintomas persistam ou se agravem.








