Search
Close this search box.

Santa Catarina: Terceiro menor índice de desemprego do país impulsiona o comércio

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Desemprego

SC se consolida como líder no mercado de trabalho no Sul do país; taxa de desemprego caiu 22% e comércio deve voltar a contratar para o fim de ano

Desempenho do comércio impulsiona a economia catarinense

O setor comercial de Santa Catarina tem sido um dos grandes protagonistas desse cenário positivo. De acordo com a Fecomércio/SC, o índice de confiança dos empresários do comércio atingiu 114,6 pontos em novembro, demonstrando um otimismo crescente em relação ao futuro dos negócios. Esse otimismo se reflete na intenção de expandir as equipes de vendas, com 76% dos varejistas planejando contratar novos funcionários nos próximos meses.

O crescimento das vendas no comércio varejista também tem sido expressivo, com um aumento de 7,5% entre janeiro e setembro de 2024. Setores como supermercados, eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, mercado automotivo e equipamentos de escritório lideram esse crescimento.

Otimismo gera novas oportunidades de emprego

A confiança dos empresários e o crescimento do comércio estão gerando um aumento significativo na oferta de empregos em Santa Catarina. O setor comercial, por exemplo, gerou mais de 15.948 vagas de emprego com carteira assinada entre janeiro e outubro deste ano.

Desempenho nacional e global

O bom desempenho de Santa Catarina acompanha a tendência nacional de recuperação econômica. O Brasil alcançou a menor taxa de desemprego em 12 anos, com 6,2%. No cenário global, o país também se destaca com uma taxa de desemprego abaixo da média mundial.

Fatores que contribuem para o sucesso catarinense

  • Diversificação da economia: A diversificação da economia catarinense, com destaque para a indústria, tecnologia e comércio, tem contribuído para a geração de empregos e renda.
  • Investimento em educação e qualificação profissional: A valorização da educação e a oferta de cursos profissionalizantes têm preparado a mão de obra catarinense para atender às demandas do mercado de trabalho.
  • Clima de negócios favorável: O estado possui um ambiente de negócios favorável, com incentivos fiscais e infraestrutura adequada.

Perspectivas futuras

As perspectivas para a economia catarinense são positivas. Com a manutenção das políticas de incentivo ao crescimento e o fortalecimento do setor privado, o estado deve continuar gerando empregos e atraindo investimentos.

LEIA MAIS 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp