“Essa vai ser a era de ouro da América”, disse Trump em discurso na Flórida.
A vitória de Trump foi anunciada por volta das 7h30 da manhã desta quarta-feira, dia 6, após o republicano vencer o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar a marca de 270 delegados, margem inalcançável para a concorrente, a democrata Kamala Harris.
Vários líderes mundiais publicaram notas oficiais parabenizando o republicano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se manifestou por volta das 9 horas da manhã de hoje.
“Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos. A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade. Desejo sorte e sucesso ao novo governo”, escreveu Lula no X (antigo Twitter).
A vitória de Trump marca o retorno do republicano ao poder após quatro anos, quando perdeu para o democrata Joe Biden, em 2020. É a segunda vez que um presidente volta ao cargo na história, depois de Grover Cleveland (1893-1897 e 1885-1889).
Com promessa de “era de ouro da América”, Donald Trump discursou para apoiadores na Flórida na madrugada desta quarta-feira. O republicano disse que os americanos deram a ele “um mandato poderoso e sem precedentes” e classificou a vitória como o “maior movimento político de todos os tempos”.
“Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América”, declarou.
Trump vai assumir o cargo no dia 20 de janeiro de 2025. Ele terá nos dois primeiros anos de governo a Câmara e o Senado de maioria republicanas.