Search
Close this search box.

Santa Catarina não terá segundo turno nas eleições municipais

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Eleições

Às 21h06 deste domingo (6), a Justiça Eleitoral concluiu a totalização dos votos em Santa Catarina para as Eleições Municipais de 2024. Ao todo, 78,29% do eleitorado apto compareceu às urnas nas 295 cidades catarinenses, o que representa um índice de abstenção de 21,71%.

Os eleitores exerceram seu direito ao voto para eleger prefeitos e vice-prefeitos, além dos vereadores que vão ocupar as Câmaras Municipais.

Leia mais: Não votou? Veja como justificar ausência nas eleições

A primeira cidade em todo o Brasil a encerrar a totalização dos resultados foi o município de São Cristóvão do Sul. Apenas 10 minutos após o encerramento da votação, os 3.617 eleitores já tinham seus representantes eleitos.

Em Florianópolis, Joinville e Blumenau, os três municípios catarinenses onde poderia haver segundo turno por terem mais de 200 mil eleitores, a disputa já encerrou nesta primeira votação, uma vez que os candidatos mais bem colocados atingiram maioria absoluta dos votos – 50% mais um.

Na capital Florianópolis, Topázio Silveira Neto (PSD) foi reeleito com 58,49% dos votos válidos. Em Joinville, Adriano Silva (NOVO) atingiu 78,69% dos votos válidos e também conquistou o segundo mandato consecutivo. Já em Blumenau, Delegado Egídio (PL) foi eleito com 51,40% da votação válida.

Essa é a primeira vez que não haverá segundo turno em Santa Catarina desde as Eleições Municipais realizadas em 2000.

Ocorrências com urnas eletrônicas

Ao longo do dia foram registradas 375 ocorrências com urnas eletrônicas, sendo 244 com substituição por outra urna eletrônica de contingência – o que corresponde a cerca de 1,4% do total de urnas utilizadas. Na maioria das outras ocorrências observadas, a reinicialização da máquina ou o ajuste do papel e da bobina foi o suficiente para resolver o problema.

Não houve necessidade de votação em papel e uso de urnas de lona em nenhuma das seções eleitorais do estado.

Ocorrências policiais

Durante a votação, conforme levantamento das forças de segurança, 37 ocorrências policiais foram registradas, sendo 12 com prisões de eleitores e 25 sem necessidade de detenção. Nenhum dos casos relacionados teve envolvimento direto de candidatos. O crime de boca de urna e arregimentação de eleitores foi o principal motivo das ocorrências.

Eleições

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp