Uma frente fria que atua no Rio Grande do Sul avança para Santa Catarina a partir de quinta-feira (26). O fenômeno traz instabilidade e condições para temporais em SC. Há previsão de raios, rajadas de vento, granizo e chuva intensa em períodos curtos no estado gaúcho.
Embora os volumes de precipitação não sejam expressivos, é importante ficar alerta às condições climáticas. O risco de ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica e alagamentos pontuais é considerado de baixo a moderado.
O meteorologista Piter Scheuer alerta que pelo menos até quinta-feira, a frente fria ganha espaço no Rio Grande do Sul e atinge o SC até o final do dia. À noite, ela chega no Oeste Meio-Oeste de Santa Catarina, Serra e Sul do estado e atinge ainda o Sudoeste do Paraná.
“Para completar, ela provoca pancadas de chuvas com pontuais trovoadas e alguns temporais isolados no centro do Rio Grande do Sul. A possibilidade de tempo severo é alta inclusive podendo ter um volume que pode passar dos 150 milímetros”, aponta Scheuer.
Apesar dos temporais em SC, regiões do estado ainda terão temperaturas altas
A quinta-feira começa com temperaturas variando entre 22 e 25°C no Oeste catarinense. Nas demais regiões as temperaturas mínimas devem ficar entre 16 e 21°C, segundo a Defesa Civil.
Ao longo do dia, as temperaturas devem subir rapidamente, atingindo máximas de 30 a 35°C em quase todo o estado. A exceção será o Litoral Sul, onde a presença de nebulosidade limitará a elevação, mantendo as máximas em torno de 24°C.
Outubro pode ser catastrófico para Santa Catarina com a chegada da época dos ciclones
Segundo o meteorologista, em outubro o estado de Santa Catarina deve sofrer com a chegada de tempo severo. Ele alerta para o início da temporada de ciclones no estado catarinense.
“Não vai demorar para começar a ter problema no Estado de Santa Catarina. E a época dos tornados, dos episódios de tempo severo, vão começar a acontecer principalmente no Oeste”, alertou.
Com informações ND Mais