Search
Close this search box.

Ações extensionistas enriquecedoras são desenvolvidas pelos acadêmicos da UNIARP em Caçador e região

Jonathan Ribeiro

Jonathan Ribeiro

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

UNIARP

Acadêmicos da UNIARP, bolsistas do Programa Universidade Gratuita, realizaram diversas ações no sábado

Na Apae de Caçador, acadêmicos do projeto Revitalização do jardim sensorial, confeccionaram uma charmosa casinha de passarinhos, integrando aprendizado prático com responsabilidade ambiental. O projeto, visa promover habilidades técnicas e criatividade. Além de servir como um recurso educacional, a casinha de passarinhos foi instalada no jardim da instituição, oferecendo um abrigo para aves e reforçando o compromisso dos acadêmicos com a preservação da natureza.

No projeto: “Promovendo sustentabilidade e empoderamento comunitário”, acadêmicos desenvolveram ações na cooperativa Recicla de Caçador. Eles conversaram com os cooperados sobre noções de Direito, com o objetivo de esclarecer questões relativas aos aspectos do direito civil e penal. As informações compartilhadas proporcionaram assistência valiosa aos associados, promovendo uma compreensão mais profunda dos seus direitos e deveres legais e fortalecendo a colaboração entre a academia e a comunidade.

No projeto de resgate e registro histórico das sepulturas antigas do município de Caçador, os acadêmicos estiveram no Cemitério municipal para a catalogação de túmulos históricos e a desenvolvimento da pesquisa sobre as histórias e famílias associadas a essas sepulturas. Neste projeto, os acadêmicos estão contribuindo para a construção de um banco de dados que permitirá futuras pesquisas e estudos sobre a história da região. Este projeto não só enriquece o conhecimento acadêmico dos participantes, mas também fortalece o vínculo da comunidade com seu legado histórico, evidenciando a importância da conservação do patrimônio cultural para as gerações futuras.

Na parte da tarde, acadêmicos do projeto Plogging, caminharam nas proximidades do Parque Central e pelas margens do Rio do Peixe, recolhendo o lixo acumulado. Além de promover benefícios para a saúde e aumento do bem-estar, o plogging também ajuda a conscientizar sobre a importância da preservação ambiental e reduz o impacto da poluição.

 

Ações em Rio das Antas e em Fraiburgo

No município de Rio das Antas, acadêmicos da UNIARP, integrantes do projeto: “Construção da cidadania mediante a educação e serviços comunitários”, auxiliaram no Dia da família na escola nas escolas: Jacinta Nunes e Silva Paranhos, CEIs Girassol e Novo Horizonte e CEI Ipomeia. Os acadêmicos ofereceram suporte na elaboração de atividades educativas e recreativas promovendo a integração entre os alunos e suas famílias. Além disso, atuaram como facilitadores em oficinas e workshops, proporcionando orientação e assistência em atividades interativas visando fortalecer os laços familiares e a participação comunitária.

Em Fraiburgo o dia foi marcado pelo retorno das atividades do Grupo Voluntário Vida e Cidadania, instituição em que os acadêmicos inscritos no projeto “Estímulo a cidadania por meio de atividades socioeducativas e prestação de serviços à comunidade”, realizam suas atividades. Com um enfoque criativo e educacional, os acadêmicos elaboraram uma programação diversificada que incluiu oficinas de arte, jogos interativos e desafios intelectuais, todos projetados para estimular o desenvolvimento cognitivo e social dos participantes. Além de proporcionar entretenimento enriquecedor, essas atividades foram cuidadosamente planejadas para promover habilidades como o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a expressão pessoal.

LEIA TAMBÉM: Bebê reage à fala do pai em ultrassom e cena viraliza

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp