Um suposto tornado atingiu comunidades do interior no município de Rio das Antas, Meio-Oeste catarinense, por volta das 15h desta terça-feira, 28. Vários moradores registraram estragos em construções, pomares e estradas por conta do fenômeno, mas não houve registro de pessoas feridas. A prefeitura de Rio das Antas, com auxílio do Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil, atua no auxílio aos moradores e na desobstrução de estradas que foram bloqueadas por conta da queda de várias árvores. As informações são da RBV Rádios.
As comunidades mais atingidas foram Salto Rio das Pedras e São Luiz. Além de várias árvores, como araucárias e eucaliptos, que foram arrancadas pela raiz ou quebradas ao meio, muitas construções foram danificadas. O vento arrancou telhados, derrubou construções, estufas de hortaliças e até chiqueirões foram danificados deixando animais expostos. Inclusive, empresas de integração precisaram realizar o recolhimento de suínos após o alojamento ficar destruído.
Tornado?
A reportagem do Portal RBV conversou com o meteorologista Leandro Puchalski sobre a possibilidade de a localidade ter sido atingida por um tornado. De acordo com as imagens, Puchalski pondera que não é tão fácil determinar exatamente o que aconteceu e que existe uma série de fatores utilizados para classificar cada tipo de fenômeno. Além disso, várias coisas podem provocar um vento mais forte e causar destruição, afirma.
Todavia, existe sim a possibilidade de os estragos terem sido causados por um tornado de fraca intensidade, pois o fenômeno possui alto poder de destruição. Entretanto, são necessárias mais evidências para afirmar a ocorrência de um tornado.
Em um vídeo é possível ver uma espécie de espiral, mais fina na parte que toca o solo e abrindo em forma de cone na direção do céu. Essa seria uma das características de um tornado, mas existem outras características importantes em um fenômeno desses, como árvores quebradas, telhas de zinco retorcidas, às vezes na mesma localidade de um lado tem destruição e do outro não, etc.
Leia também