Search
Close this search box.

Vereador Soligo, de Rio das Antas, pode ter mandato cassado

Rafael Seidel

Rafael Seidel

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Vereador Soligo pode ter mandato cassado na terça-feira

O vereador Edissir Soligo (PL), de Rio das Antas, poderá ter o mandato cassado por ter uma empresa de marmoraria e construção civil, em seu nome, em terreno cedido pela Prefeitura daquele município. Tal atitude fere a Lei Orgânica do Município, que diz, no artigo 44, que diz o cidadão não pode ter uma cessão de uso de terreno público para sua empresa e, ao mesmo tempo, exercer o mandato de vereador. No caso, seria necessário que ele abrisse mão de uma das duas alternativas.

Além disso, no ato da posse como vereador, Soligo deveria ter informado sobre a existência desta cessão de uso do terreno, o que ele não fez, omitindo a informação.

A votação da cassação acontece nesta terça-feira, 21, às 13h. A Comissão Especial foi formada três vereadores: Mário Vian (MDB), presidente; Ivan Dallazen (PSDB), relator; e Benno Jacobczynski (MDB).

Vereador Soligo pode ter mandato cassado na terça-feira
Vereador Soligo pode ter mandato cassado na terça-feira

O processo foi aberto em 5 de setembro e recebido por unanimidade dos votos, inclusive com o voto do vereador Soligo.

A defesa pugnou pela ilegitimidade da denúncia argumentando que só poderia ser feita por vereador, e, ao final pediu o arquivamento, o que foi negado pela maioria dos membros da comissão especial.

O relator da comissão, vereador Ivan Dallazen, apresentou o relatório final se posicionando pelo arquivamento da denúncia, sendo que os demais membros optaram pela apresentação de um relatório substitutivo, sendo aprovado por dois votos a um.

Soligo pode ser cassado na terça

Para ser confirmada a cassação do mandato do vereador, é necessária a maioria qualificada de votos, que é de 2/3 da composição da Câmara Municipal: seis votos. Com qualquer resultado na votação, a presidência da Câmara deverá encaminhar o relatório completo, com o processo completo incluindo relatório final e ata de votação, para o Ministério Público e para a Justiça da 6ª Zona Eleitoral, com sede em Caçador.

Leia também

Processo Administrativo, baseado em CPI, gera demissão de servidora efetiva, de Rio das Antas

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp