Search
Close this search box.

Governador de SC emite alerta sobre previsão de chuvas: ‘a preocupação é grande’

Jonathan Ribeiro

Jonathan Ribeiro

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Governador

Governador destaca a importância da população ficar atenta aos alertas divulgados pela Defesa Civil de SC

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), publicou um vídeo no início da tarde desta quinta-feira (5) alertando para a previsão de novas chuvas no Estado. O governador pediu para a população ficar atenta aos alertas da Defesa Civil. “A preocupação é grande”, destacou.

“Todos sabemos que estamos passando pelo El Niño. [Os fenômenos decorrentes] deram consequências no Rio Grande do Sul e agora estão vindo para Santa Catarina”, destacou o governador, se referindo aos fenômenos extremos que atingiram mais de 18 mil pessoas no Estado gaúcho.

@jorginhomello.sc Alerta para temp servero em Santa Catarina #SantaCatarina #governadorjorginhomello #GovernoSC ♬ som original – Jorginho Mello

“Todo mundo precisa ficar ligado nas informações, principalmente da Defesa Civil”, ressaltou. Os alertas meteorológicos podem ser recebidos por meio de SMS ou conferidos no site oficial do órgão.

As chuvas intensas que começaram na madrugada de quarta-feira (4) deram uma trégua nesta quinta. No entanto, devem retomar a partir de sexta-feira (6). A Defesa Civil destaca que a condição do tempo muda devido ao afastamento da frente fria e entrada de uma área de alta pressão.

54 cidades atingidas

O governador de Santa Catarina confirmou na manhã desta quinta-feira (5) a primeira morte decorrente das chuvas. Uma bebê está ferida. Há, pelo menos, 54 cidades que registraram estragos devido aos fenômenos. Os dados foram atualizados às 9h.

Até então, as prefeituras de sete municípios decretaram situação de emergência: São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Jaborá, Corupá, Laurentino, Presidente Getúlio e Campo Alegre.

A vítima fatal é um morador de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí. Ele morreu por volta das 17h desta quarta-feira após tentar atravessar de bicicleta a correnteza em uma plantação de arroz. Ele “perdeu o controle e caiu no valo, que estava cheio em decorrência das chuvas”, detalha o boletim do órgão.

Previsão para os próximos dias em SC

Os temporais devem ser mais intensos principalmente em áreas próximas ao Rio Grande do Sul, Serra e Sul do Estado e aumentando no período da tarde e noite, informa Coutinho. Quase todo o Estado está em alerta laranja (atenção).

Até sábado (7), as áreas do Litoral Sul, Planalto Sul e Grande Oeste podem registrar acumulados entre 150 e 200 mm, com risco alto para enxurradas e deslizamentos. Nas demais regiões os acumulados indicam valores entre 50 a 70 mm.

A chuva, pontualmente intensa e volumosa, pode vir acompanhada de trovoadas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

No domingo (8), os acumulados de chuva se espalham para as demais regiões de SC, com acumulados entre 100 mm e 150 mm entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis. O risco é alto para ocorrências associadas a enxurradas e deslizamentos e muito alto para inundações graduais.

Com informações ND Mais

LEIA TAMBÉM: Sete municípios de SC decretam situação de emergência por conta das chuvas

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp