Um jacaré foi capturado nos fundos de uma oficina em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, por um funcionário do lugar. A Polícia Militar Ambiental (PMA) foi chamada depois para fazer o resgate do animal. A PMA informou que vai investigar se houve infração ou crime ambiental por parte dos funcionários da oficina.
A captura ocorreu na terça-feira (22). O funcionário que participou da ação relatou que o animal vivia até meses antes em um açude em uma grande área verde nos fundos da oficina.
A represa, porém, foi desfeita recentemente e passou a dar lugar a um pequeno córrego, o que provocou a saída do animal do local. Na ocasião da captura, o jacaré parecia perdido circulando já perto da oficina, conforme o funcionário.
Após a captura, o animal foi levado para dentro da oficina, onde pôde ser visto por outros colaboradores. Um vídeo do jacaré sendo carregado nas costas do funcionário circulou nas redes sociais.
Depois, o réptil foi deixado no lado externo da empresa, até que a PMA chegasse para o resgate. O subtenente Agnaldo Acácio Pereira, da Polícia Militar Ambiental de Laguna, na mesma região, disse que o jacaré foi levado para um lugar de habitat natural para ele.
Investigação sobre jacaré
Pereira afirmou que a PMA deve investigar o caso por haver “indícios de infrações pela exposição desnecessária dos animais, e possivelmente será apurada, as pessoas envolvidas serão chamadas em processo administrativo para nós apurarmos a existência de crimes ou infrações praticadas pelas pessoas. Quais os motivos que levaram as pessoas a deslocar com o animal daquela forma que foi feita, se havia necessidade ou não”.
“Nós orientamos que as pessoas tenham cuidado na captura desses animais, tanto para a sua segurança como também para não incidir em infrações ou crimes ambientais”, declarou o subtenente.
Leia mais: Jacaré inflável é colocado em rodovia e assusta motoristas