Diversos incêndios florestais atingiram a cidade de Lahaina, no Havaí (EUA), desde a última terça-feira (8) e causaram a morte de 36 pessoas até o momento, conforme as autoridades locais. Localizada na ilha Mauí, Lahaina enfrenta fortes meses de seca que agravaram a situação.
Além do clima seco e ensolarado, a passagem do furacão Dora (de categoria 4) quilômetros ao sul da cidade e os ventos de até 100 km/h contribuíram para o aumento dos incêndios. As informações são do portal meteorológico Metsul.
Lahaina Town on Maui is almost totally burnt to the ground following the wind-fueled brush fire that ignited earlier this week
[read more: https://t.co/G1Gqu8z4Ze]
pic.twitter.com/5YgZVcypeS— Massimo (@Rainmaker1973) August 10, 2023
Cena ‘apocalíptica’ após incêndios florestais
Vídeos dos estragos causados pelos incêndios em Mauí rapidamente circularam na internet e nas redes sociais, onde moradores, turistas e internautas comentam sobre a cena de “apocalipse”. Relatos contam, inclusive, que pessoas se jogaram no mar para fugir do fogo.
Carros carbonizados, ruas vazias, casas queimadas, florestas arrasadas, muita fumaça e até o asfalto rachado fazem parte do cenário. Autoridades informaram também que cerca de 271 estruturas da cidade ficaram danificadas ou destruídas pelo fogo.
Segundo o Metsul, centenas de pessoas foram evacuadas, milhares de turistas ficaram presos em aeroportos e operações de resgate no mar foram realizadas. Lahaina, no noroeste do Mauí, possui cerca de 12 mil habitantes e foi a mais afetada.
“Os hospitais estão saturados com pacientes por queimaduras e pessoas afetadas pela fumaça”, comentou a governadora do Havaí, Sylvia Luke, após decretar estado de emergência.
Já a CNN afirmou que os ventos devem diminuir na região ao longo desta quinta-feira (10) conforme os ventos enfraquecem. O portal internacional de notícias esclarece que o furacão Dora continua se afastando das ilhas.
*Com informações de Metsul e CNN
LEIA TAMBÉM: Incêndio destrói completamente residência