Parar de fumar traz diversos benefícios à saúde, afinal, os efeitos nocivos da nicotina são catastróficos Apenas no Brasil, cerca de 443 pessoas morrem por dia por causa do fumo. Por isso, a decisão de abandonar o hábito pode ser uma das escolhas mais significativas para melhorar a qualidade de vida.
O ganho de peso, no entanto, tem sido uma preocupação comum de pessoas que querem parar de fumar. A boa notícia é que alguns nutrientes podem ser incluídos nas refeições para facilitar o abandono do cigarro sem engordar.
A seguir, confira os melhores alimentos para parar de fumar sem ganhar peso, listados pela nutricionista María Capell ao portal espanhol Saber Vivir:
Banana
A banana é uma fruta riquíssima em triptofano, aminoácido precursor da serotonina que, por sua vez, ajuda na regulação do humor. Uma banana no meio da manhã pode controlar a síndrome de abstinência da nicotina, sem que haja a necessidade de recorrer a alimentos altamente calóricos.
Chocolate
O chocolate é um alimento rico em magnésio, mineral que desempenha um papel importante para o relaxamento muscular e o controle da ansiedade. Ele também ajuda a acalmar o desejo por doces extremamente açucarados em quem deseja parar de fumar. A orientação é consumi-lo com, no mínimo, 80% de cacau.
Aveia integral
Também precursor da serotonina, a aveia integral é rica em carboidratos que gradualmente liberam glicose no sangue, evitando a fome entre as refeições. Tomar uma xícara do nutriente no café da manhã com leite desnatado ou bebida de soja ajuda a começar o dia com vitalidade e bom humor.
Maçã
Ideal para comer em qualquer momento do dia, a maçã pode ajudar a controlar o apetite entre as refeições. Isso porque a fruta tem efeito saciante devido às fibras, encontradas principalmente na casca. Além disso, o teor de vitaminas B12, B6 e potássio auxilia no relaxamento e no alívio do estresse.
Leguminosas
As saladas de leguminosas são um prato único ideal para deixar de fumar sem ganhar peso. Esse tipo de alimento fornece proteínas que saciam e ajudam a reativar o metabolismo, que tende a desacelerar após o abandono da nicotina.
Salmão
Assim como a sardinha, o salmão contém triptofano e ômega 3. De acordo com a nutricionista María, essas substâncias agem como anti-inflamatório e reparam os danos causados pela nicotina, além de serem uma fonte de proteína de qualidade.
Com informações Metrópoles