A FAB (Força Aérea Brasileira) persiste na tarde desta terça-feira (4) nas buscas pelo monomotor que desapareceu no Paraná com dois assessores do governo do Paraná e um piloto. Foi empreendido nos trabalhos uma aeronave que detecta calor humano. A reportagem conta com informações do Ric Mais.
A equipe busca o avião de matrícula PT-JZC que transportava os desaparecidos. O veículo saiu na manhã desta segunda-feira (3) de Umuarama (PR) e tinha como destino Paranaguá, município a 75 km de Santa Catarina. O avião, no entanto não aterrissou no aeroporto indicado.
O avião desapareceu na Serra do Mar paranaense, nesta segunda-feira (3). Estavam no veículos os assessores do governador Ratinho Jr (PSD), Heitor Guilherme Genowei Júnior e Felipe Furquim, tal como piloto Jonas Borges Julião.
Dentre os equipamentos utilizados para localizar as vítimas está a aeronave SC-105 Amazonas, utilizada nas buscas, conta com sistema eletro-óptico e utiliza sensores infravermelho, podendo detectar uma aeronave acidentada encoberta pela vegetação ou até mesmo uma pessoa no mar. O avião tem um radar EL/M-2022A capaz de vasculhar uma área de 360 km em terra ou mar; e quatro janelas em bolha para tripulantes observadores.
Além de assessor, Heitor Genowei Júnior é empresário, dono de um posto de combustível em Umuarama, no noroeste do Paraná. Já Felipe Furquim é assessor da Casa Civil. Antes, atuava como diretor do IAT (Instituto Água e Terra) em Umuarama, entre 2019 e 2022. No mesmo ano, foi diretor-geral da Sedest (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável).
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a aeronave decolou do aeroporto de Umuarama por volta das 07h15. A última comunicação feita pelo piloto foi feita às 10h, com o aeroporto de Ponta Grossa.
O Cindacta confirmou que a aeronave estava desaparecida na região da Serra do Mar, no litoral paranaense, e as buscas começaram a partir das 14h.
O aplicativo Flightradar24 permite acompanhar a rota do avião da FAB em tempo real. Para acompanhar a rota do avião (SAR6552) em tempo real clique aqui.
*Com informações do Portal Ric Mais