A bolsista Liege de Agostinho Trancoso, da 6ª fase do curso de Pedagogia EAD da UNIARP, aplicou no final do mês de novembro, uma das etapas do projeto de iniciação científica “Direitos Humanos e Educação: um olhar a partir da realidade de Escolas de Educação Básica de Caçador-SC”, na Escola Municipal José Chamot, no Bairro Rancho Fundo. O projeto é financiado pelo Fundo de Apoio a Pesquisa (FAP) e é desenvolvido sob orientação do professor Dr. Joel Cezar Bonin.
Nesta etapa do projeto, cerca de 25 alunos dos quartos anos do ensino fundamental l, participaram de uma palestra. O conteúdo esteve alinhado aos direitos humanos, cidadania e educação, sendo voltada ao contexto escolar, onde as crianças participantes dialogaram sobre o tema e se mostraram interessados ao que foi apresentado.
Para o professor Bonin, o foco da palestra se deu no sentido de promover um diálogo aberto sobre responsabilidades e direitos. “O mais interessante foi que todos demonstraram entendimento sobre os direitos e deveres que as crianças têm como cidadãos e cidadãs”, explica o professor.
Ainda, alguns alunos demonstraram conhecimento sobre o assunto, colocando em debate algumas atitudes relacionadas ao convívio em sala de aula, enfatizando o desenvolvimento humano e social entre os colegas.
A bolsista Liege, afirma que foi possível ampliar os conhecimentos sobre o tema por intermédio da conversa e que o assunto é necessário nessa faixa etária, pois acredita-se ser uma idade em que as crianças estão se encontrando como indivíduos de pensamentos independentes e autônomos. Segundo ela, é neste momento que as crianças começam a despertar a curiosidade sobre temáticas que envolvem cidadania, direitos e deveres.
No próximo ano, o projeto terá sequência com a aplicação de novas palestras e por fim, acontecerá a aplicação de um questionário para obter-se informações acerca do aprendizado dos estudantes sobre a temática.