Search
Close this search box.

Corpo de catarinense morto em Londres levará até 20 dias para chegar em SC, diz tio

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O corpo do catarinense Gabriel Santiago, 27 anos, morto em um acidente de moto em Londres, no Reino Unido, vai levar até 20 dias para chegar a Criciúma, no Sul de Santa Catarina, informou Gerson Santiago, tio dele, nesta sexta-feira (22).

A demora ocorre por causa da burocracia local para a liberação do corpo e confecção da certidão de óbito, segundo Gerson. A família, que iniciou campanha nas redes sociais, conseguiu arrecadar cerca de R$ 160 mil para arcar com os custos do translado e sepultamento.

“Estávamos com 50 a 60% do valor que a gente precisava para trazer o Gabriel. Todo o valor necessário foi conseguido nesta sexta. A empresa onde o Gabriel trabalhava disse que vai cobrir boa parte dos custos. Encerramos a vaquinha e o pix”, afirma.

A vaquinha online acumulava R$ 9.958,58. O restante do valor, informou o tio, foi enviado através de pix para a conta da mãe de Gabriel e custeado pela empresa.

A mãe do catarinense, que é professora da rede pública, e a sogra dele chegaram em Londres para auxiliar a esposa com os trâmites. A família recebe auxílio do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), com informações e contatos, relatou o tio da vítima.

O Itamaraty informou ao g1 SC nesta sexta-feira (22), que acompanha o caso por meio do Consulado-Geral do Brasil em Londres. Também disse que “permanece à disposição para prestar a assistência cabível aos familiares do nacional brasileiro, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local”.

Conforme o Itamaraty, “em caso de falecimento de cidadão brasileiro no exterior, os consulados brasileiros poderão prestar orientações gerais aos familiares, apoiar seus contatos com autoridades locais e cuidar da expedição de documentos, como o atestado consular de óbito”.

Acidente

Gabriel morreu em um acidente de trânsito em Londres na tarde de terça-feira (19). Natural de Criciúma, ele morava há dois anos no exterior, onde trabalhava como motoboy. O tio dele acredita que o acidente ocorreu enquanto o jovem trabalhava.

“Ontem [terça-feira] por volta das 17h de Londres ele teve a frente cortada por uma motorista e morreu no local. Ele era bem cauteloso na moto. Estamos sofrendo muito”, conta.

A família de Gabriel iniciou uma campanha nas redes sociais para juntar recursos, através de vaquinha online, e custear a vinda do corpo do catarinense à cidade natal.

“A gente pede encarecidamente que seja passada a frente [esta campanha], para conseguir trazer Gabriel para cá. Aqui é a terra dele, é aqui que ele nasceu, cresceu e que vai ser enterrado”, disse a irmã, Kamila Souza Santiago.

 

Com informações G1SC

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp