Neste domingo (12), a massa de ar polar que está em atuação em Santa Catarina proporcionou um registro histórico para o Estado em 2022: o município de Urupema, no Planalto Sul catarinense, marcou em seus termômetros a menor temperatura de todo o Brasil, -6,1 °C.
O registro foi feito pelo meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram. No mesmo amanhecer, demais mínimas negativas foram sentidas em outras cidades do Estado, como nos casos de São Joaquim (-4,38°C), Bom Jardim da Serra (-3,78°C) e Urubici (-3,58°C).
Onda de frio permanece até quarta-feira (15)
A massa de ar frio e seco, responsável pelo declínio das temperaturas em todo o Estado catarinense, mantém o clima desta maneira até quarta-feira (15), quando passa a se afastar de Santa Catarina. Com isso, as temperaturas devem começar a aumentar gradativamente.
Até lá, a sensação continua sendo de frio intenso, sobretudo nas noites e madrugadas, quando há condições para a geada ampla em todo o Estado. As temperaturas sobem durante a tarde, mas continuam amenas. As informações são da Defesa Civil.
O risco para ocorrências relacionadas ao frio intenso é alto nas áreas em laranja do mapa a seguir:
Previsão do tempo para esta segunda-feira (13)
Nesta segunda-feira, cidades catarinenses registraram novamente temperaturas negativas no amanhecer e nas primeiras horas do dia. Tempo firme deve predominar ao longo do dia e devido à presença do sol, as temperaturas sobem no Estado, com chances de alcançar 20 °C.
Confira as máximas e mínimas previstas para cada região do Estado:
Litoral Norte: 6°C / 21°C;
Planalto Norte: -1°C / 16°C;
Grande Florianópolis Litorânea: 9°C / 20°C;
Grande Florianópolis Serrana: 4°C / 17°C;
Vale do Itajaí: 1°C / 16°C;
Litoral Sul: 6°C / 19°C;
Meio-Oeste: -1°C / 16°C;
Oeste: -1°C / 15°C;
Extremo-Oeste: 1°C / 16°C.
Com informações ND Mais