Uma nova frente fria, que se aproxima de Santa Catarina a partir da quinta-feira (26), deve “virar” o tempo provocando instabilidade e pancadas de chuva. As temperaturas, no entanto, devem permanecer amenas.
Segundo o meteorologista Piter Scheuer, esta terça-feira (24) e quarta-feira (25) ainda serão marcadas por tempo bom, com predomínio do sol e poucas nuvens, além de temperaturas mais altas, com máximas próximas dos 27°C e 28°C. O friozinho é registrado no início da manhã e nas madrugadas.
Na quinta, a aproximação da frente fria favorece o aumento de nebulosidade ainda pela manhã nas áreas do Grande Oeste. Há chance de pancadas de chuva com e sem trovoadas entre o final da tarde e a noite.
As chuvas devem ocorrer no Oeste, Meio-Oeste, Serra e Sul do Estado, sobretudo, em cidades que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Não há riscos de ocorrências meteorológicas.
Conforme a Defesa Civil estadual, nessas regiões, as temperaturas variam de 15°C pela manhã e 24°C à tarde.
Já no Centro-Leste, o sol ainda predomina na maior parte do dia, e por isso, as temperaturas ficam mais elevadas. Entre o Litoral e o Vale do Itajaí, as máximas oscilam entre 24°C e 28°C.
Na sexta-feira (27), Scheuer diz que a frente fria deixará o céu nublado com nuvens ocasionais. O tempo ficará instável, com chuva alternada com períodos curtos de melhora.
“As projeções indicam que essa frente fria é estacionária, ou seja, tem o deslocamento muito lento. A contribuição do fluxo de ar quente e úmido e que vem da floresta Amazônica faz com que as nuvens fiquem mais carregadas em Santa Catarina”, explica o meteorologista.
Vai ficar frio?
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) afirma que não é esperado um frio intenso, como o que ocorreu na semana passada em SC, nos próximos dias.
Piter Scheuer diz que na semana do dia 30 de maio, o frio ainda está indefinido. A frente fria que se desloca lentamente ainda pode trazer impactos, deixando o céu nublado.
“Provavelmente, a temperatura mínima não vai diminuir muito. Só se as projeções mudarem, mas, por enquanto, tudo indica um frio ‘normal’ e temperaturas dentro do padrão”, esclarece Scheuer.
Segundo ele, existe a possibilidade de geada a partir da metade da próxima semana. Contudo, frio mais intenso deve se concentrar no Rio Grande do Sul.
Por ora, não há previsão de neve e chuva congelada em Santa Catarina.
Relembre os dias de muito frio e neve em SC
Em meados de maio, uma onda de frio marcou Santa Catarina. Na manhã do dia 17, foi confirmada a primeira queda de neve de 2022, em Urupema, na Serra catarinense.
O fenômeno também aconteceu nas regiões do Mundo Novo e Jararaca, em Urubici. Em São Joaquim, num cume de 1.600 metros de altura na região, a neve também fez sua aparição acompanhada de chuva congelada. A temperatura local ficou próxima dos 2°C, com máximas de 5°C.
A neve registrada em Santa Catarina rendeu até boas risadas. Sem muito requinte estético, os bonecos de neve “bizarros” fizeram sucesso na web.
O frio intenso permaneceu ao longo dos dias e levou chuva à Serra catarinense. Ainda assim, hotéis e pousadas ficaram lotados de turistas que vieram ao Estado para aproveitar a “friaca”.
Nesse período, a temperatura mais baixa em todo o Estado foi sentida em Urupema, quando os termômetros marcaram 1,1°C. Na sequência, a cidade de Bom Jardim da Serra, ficou com mínima de 1,2°C. Urubici e São Joaquim também entraram no páreo, marcando mínimas de 2,9°C e 3°C.
Com informações ND Mais