Search
Close this search box.

Velório de Augusto Francio segue até às 15h na Câmara

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O corpo do empresário e Cidadão Honorário de Caçador, Augusto Francio, está sendo velado neste sábado (21) no Plenário da Câmara de Vereadores. O velório acontece até às 15h e, em seguida, o corpo segue para o crematório Vale do Sol.
Ele recebeu a maior honraria do Município, o título de Cidadão Honorário, no dia 16 de junho de 2017, após aprovação unanime do Poder Legislativo, como forma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a Caçador em sua trajetória.
Durante Sessão Solene realizada na noite desta sexta-feira (20) para a entrega da Medalha de Mérito Destaque Caçadorense, a Câmara Municipal prestou sua homenagem com um minuto de silêncio em sua memória.
O presidente Moacir D’Agostini lamentou a perda irreparável para Caçador, destacando o homem visionário, empreendedor nato e ser humano comprometido com as demandas no nosso município nas mais diversas áreas.
“A partida de Seu Augusto abre uma lacuna enorme na história de Caçador e na vida de muitas pessoas, mas também deixa um legado imensurável, que será seguido por esta e pelas novas gerações. Rogamos a Deus que dê a ele o descanso eterno e conforte os familiares e amigos que hoje sentem a sua perda”, disse.

Trajetória de Augusto Francio

Augusto Antonio Francio nasceu no dia 16 de julho de 1943 em Cambém, Estado do Paraná. Filho de Luiz Caetano e Juliana Debertolis Francio, chegou a Caçador em 2 de novembro de 1949, acompanhado de seus pais.

Em 1950 foi alfabetizado no Colégio Nossa Senhora Aparecida. Conclui o Curso Primário no Grupo Escolar Professor Paulo Schieffler, em 1954.
De 1955 a 1958, concluiu o então Curso Ginasial no Colégio Aurora, que era dirigido pelos irmãos Maristas.
Casado com Zilda Brasil Francio, era pai de Ana Cristina, Maria Margareth, Viviane e Maria Fernanda, tendo ainda seis netos: Isadora, Leonardo, Melissa, Laura, Clarissa e Beatriz, além de genros.

Concluído a curso Ginasial, em 1º de dezembro de 1958, foi admitido como funcionário na empresa Sociedade de Indústrias e Construções Ltda., atual Sincol S.A Indústria e Comércio, nesta cidade.

Ao completar 18 anos de idade foi emancipado pelo seu pai para ser nomeado diretor da Sincol. Nela trabalhou até 31 de dezembro de 1978. Orgulha-se de ter grandemente contribuído para o desenvolvimento dessa importante empresa caçadorense.

Ao final de 1961 concluiu o Curso Técnico em Contabilidade na Escola Técnica de Comércio Caçadorense, anexa ao Colégio Aurora, também dirigida pelos Irmãos Maristas. Apenas duas semanas após, com o falecimento de seu pai, assumiu as responsabilidades de chefe de sua família, numa época de muitas dificuldades.

Em 1981 concluiu o Curso de Administração na FEARPE – Fundação Educacional do Vale do Rio do Peixe, mais tarde denominada UNC – Universidade do Contestado, da qual foi seu vice-presidente no período em que instituição passou a denominar-se UNIARP – Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Em 20 de abril de 1979 liderou a fundação da Frame Madeiras Especiais Ltda – a Frameport – que, atualmente é a maior fabricante de portas de madeiras de Montantes e Travessas das Américas, talvez a maior do mundo. Com mais de oito mil itens diferentes produzidos em suas instalações, a Frameport vende a totalidades de seus produtos no mercado internacional.

Em 15 de fevereiro de 1980 fundou – nominando-a em homenagem à sua mãe – a Juliana Florestal Ltda., empresa especializada em reflorestamento, primeira empresa catarinense certificada pelo F.S.C Forest Stewardship Council, o selo verde internacional. Controlando mais de 12 mil hectares de terra a Juliana Florestal recupera, preserva e enriquece a vegetação nativa enquanto planta, cultiva e colhe florestas de pinus sobre mais de 7.500 hectares líquidos, garantindo o permanente fornecimento de matérias primas florestais à Frame Madeiras Especiais Ltda. Com isso o Grupo Frameport atingiu a sustentabilidade plena de suas atividades no longo prazo.

O grupo Frameport segue desenvolvendo métodos dinâmicos de administração, aplicando continuamente tecnologias modernas para a redução de custos, a melhoria constante do ambiente de trabalho, o treinamento técnico e social de seus colaboradores e a ampliação da sua participação nos mercados internacionais. O Grupo orgulha-se de contribuir amplamente no desenvolvimento florestal, econômico e social de Santa Catarina.

O Sr. Augusto Antonio Francio esteve presente na comunidade caçadorense, auxiliando-a na estabilidade e manutenção das suas instituições, e contribuindo para o bem-estar da comunidade.

Há quinze anos a Frameport criou o Projeto Pescar, que continua criando oportunidades aos jovens em risco social na comunidade caçadorense.

Ao longo da sua vida enfrentou muitas dificuldades e atravessou períodos econômicos alternadamente prósperos e depressivos, comuns nas atividades da base florestal da região.

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp