O homem apontado como autor do atropelamento que matou o policial militar rodoviário Alexandre Maciel foi preso pela Polícia Civil neste sábado (7). O suspeito estava sendo procurado desde 24 de abril e, na última semana, chegou a ser a encontrado por policiais militares em Blumenau, no Vale do Itajaí, mas pulou de um carro em movimento e conseguiu fugir.
O homem foi levado para a delegacia e prestou esclarecimentos. A Polícia Civil informou que ele estava dentro de um apartamento de Blumenau, no bairro da Velha, quando foi localizado . Uma mulher estava com ele e, segundo a Polícia Militar, estaria dando cobertura à fuga. Drogas foram encontradas no local.
A morte de Maciel ocorreu em Massaranduba, no Norte catarinense. O motorista não obedeceu uma ordem de parada e, segundo a PM, jogou o carro em cima do policial.
Em um vídeo que circulou pelas redes sociais na última semana, é possível ver o momento em que o homem sai correndo do carro em que conduzia, passa na frente do veículo e segue na fuga. Desgovernada, a caminhonete bate e quebra o portão de uma casa.
Segundo o delegado Rodrigo Raitez, o homem será autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ele já tinha prisão decretada pela Justiça antes mesmo de atropelar o policial. Depois de ser ouvido, ele irá para o Presídio Regional de Blumenau.
A mulher também será autuada por tráfico de drogas, informou o delegado.
Reféns
Antes de chegar a Blumenau, o homem estava em Massaranduba, segundo a Polícia Militar, mesma cidade onde aconteceu o atropelamento. No município, ele fez uma família refém e chegou a reclamar para as vítimas que havia pouca comida na casa, segundo a Polícia Militar.
Segundo a família, Maciel precisou fazer hora extra porque estava atendendo a um acidente de trânsito. Ele terminaria o expediente às 19h, mas mandou uma mensagem para a esposa dizendo que se atrasaria.
Enquanto ele fazia o registro do acidente de trânsito, outra equipe de policiais observou um motorista em alta velocidade fazendo manobras perigosas na estrada. Maciel e o grupo da PMRv que estava com ele foram avisados sobre o caso.
O policial morava com a esposa e os dois filhos, de 13 e 22 anos. Maciel era cabo da PMRv e trabalhava no posto policial da Vila Itoupava, em Blumenau, no Vale do Itajaí. Ele ingressou na PM em 16 de janeiro de 2006.