Por enquanto, a rua mais sinuosa do mundo, ou seja, a com mais curvas, é a mágica Lombard Street, situada na Califórnia (EUA). No entanto, um projeto ousado na cidade de São Joaquim, na Serra catarinense, promete tirar esse título dos norte-americanos.
A proposta é construir uma via com dez curvas no alto da serra em um espaço onde antes era uma escadaria e conhecido também como Belvedere. O investimento será de cerca de R$ 3,4 milhões, provenientes da Prefeitura de São Joaquim e de emenda parlamentar do deputado estadual João Amin.
Além da rua mais sinuosa do mundo, a obra terá um imponente mirante para a cidade, balanço infinito, pergolado, uma nova escadaria para pedestres, fonte de água e o mais arrojado projeto paisagístico já realizado em São Joaquim.
“Esta rua sinuosa vai ser um grande marco para o turismo de São Joaquim, vamos ter realmente um equipamento turístico para as pessoas passarem e aproveitarem cada vez mais a cidade. Sabemos que temos várias belezas naturais, mas nada como um atrativo desses. Agora, com essa envergadura, vamos entrar para o Guinness Book como a rua mais sinuosa do mundo”, destacou o prefeito Giovani Nunes.
Segundo a administração municipal, os recursos já estão garantidos e nesta semana será lançado o edital de licitação para inicio da obra. Com a conclusão, a rua deve entrar para o Livro dos Recordes como a mais sinuosa do mundo.
O título hoje pertence a Lombard Street que tem oito curvas íngremes e fechadas e foi palco de grandes produções de Hollywood. O local atrai milhares de turistas todos os anos.
Com informações ND Mais