O Hospital Maicé de Caçador aderiu ao Programa para atendimento a Pacientes com Necessidades Especiais (PNE) da Secretaria de Saúde de SC com o objetivo de promover a integridade da atenção Odontológica.
Pacientes com necessidades especiais têm muita dificuldade de acessar os consultórios, pois muitos necessitam do apoio de um hospital a fim de contar com a equipe multiprofissional para os atendimentos. Nesta primeira etapa estão sendo atendidos alunos da APAE de Caçador.
A equipe do Hospital Maicé conta com o trabalho do médico Breno Fernandes, cirurgião e traumatologista bucomaxilofacial. “Nós iremos atender pacientes da APAE, em ambiente hospitalar. São pacientes que precisam de tratamento na saúde bucal e da região bucomaxilofacial, esses pacientes anteriormente eram atendidos em cadeiras odontológicas, muitas vezes contidos com amarrações e utilizavam medicações, como ansiolíticos benzodiazepínicos. Agora esses pacientes terão o direito de tratamento multidisciplinar aqui no hospital Maicé, com várias especialidades com o intuito de melhorar a sua saúde bucal e bucomaxilofacial”, explica.
A irmã Elizabeth Lima, diretora geral do Maicé informa que o Hospital está aguardando a habilitação do serviço, que deverá acontecer nos próximos dias. “Com certeza é um serviço relevante que o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretária de Estado da Saúde criou para atender estas pessoas que também merecem toda a nossa atenção e cuidado. Por isso, abraçamos esta causa tão nobre de inclusão aos serviços de saúde”, explica.
Saiba mais
Santa Catarina passará a ofertar atendimento odontológico hospitalar para pacientes com necessidades especiais (PNE), por meio da nova Política Hospitalar Catarinense (PHC), que aumentou recursos para unidades hospitalares. A saúde bucal é uma das importantes demandas que passará a ser bancada pelo Governo do Estado na PHC, a qual inseriu a rede de atenção odontológica hospitalar para esse grupo.