Um ciclone extratropical formado no Oceano Atlântico causará mudanças na temperatura e no clima em Santa Catarina. O fenômeno também vai derrubar as temperaturas, que devem ficar próximas aos 15°C em diferentes cidades do Estado entre esta quinta-feira (10) e a próxima sexta (11). As informações são da MetSul Meteorologia.
O ciclone não atingirá o Estado, conforme explica o meteorologista Piter Scheuer, mas trará uma frente fria que oferecerá risco de tempestades pontuais e deve provocar pancadas de chuva com raios, granizo e ventania.
As temperaturas também mudam em algumas regiões catarinenses após dias de calor intenso acima dos 30°C. Nesta sexta, as temperaturas no Oeste e na Serra oscilam entre os 13°C e 18°C no início do dia. Enquanto isso, as máximas ficam em até 24°C nas regiões, bem como na Grande Florianópolis.
Trajetória do ciclone
O sistema frontal do ciclone estava passando pelo Centro da Argentina até a noite desta quarta-feira (9), perto de Buenos Aires. A previsão é que até o fim do dia de hoje ele passe pelo Uruguai, e que o sistema se aproxime do Sul do Brasil.
Instabilidades devem ser sentidas nos três Estados do Sul, com chuvas localmente volumosas, conforme explicitado pela MetSul. Mas antes, altas temperaturas resguardam o fenômeno, conforme alerta a Defesa Civil de Santa Catarina.
Nesta quinta, no Oeste e Litoral Sul, as máximas variam de 33°C a 37°C, perto dos 34°C no Vale do Itajaí e Litoral Norte, variando de 29°C a 32°C nas demais áreas.
Com informações ND Mais