Search
Close this search box.

Fiocruz começa a produzir 100% da vacina AstraZeneca no Brasil

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Com a matéria-prima da vacina contra Covid-19 disponibilizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na última semana, a inclusão do Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) na fabricação da vacina AstraZeneca, contra a Covid-19, que agora será produzida com todas as etapas feitas no Brasil.

Estudos demonstram que, ao ser fabricado no país, o insumo mantém o mesmo desempenho que a vacina importada, segundo a Anvisa. Antes do aval, o IFA usado para a fabricação da vacina era importado, em geral, da China ou da Índia.

Em maio de 2021, a Agência já havia concedido a certificação de fabricação do novo insumo, o que garante que a linha de produção cumpre com todos os requisitos necessários que garantem a qualidade do imunizante. Desde então, a Fiocruz vinha produzindo lotes testes para obter a autorização de uso nacional.

A vacina foi desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford e está autorizada no Brasil desde 17 de janeiro de 2021. O registro definitivo veio em 12 de março do mesmo ano. A previsão é de que os primeiros lotes da vacina 100% brasileira sejam entregues a partir de fevereiro, segundo a Fundação.

Com informações do Uol

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp