O forte temporal que atingiu a região Oeste de Santa Catarina na noite desta quinta-feira (25), causou estragos e deixou mais de 120 mil residências sem luz. Um dos municípios mais afetados foi Xanxerê, onde foram registrados danos em diversas comunidades do interior e queda de árvores em edificações públicas e sobre a BR-282. Imagens áreas mostram os estragos (veja abaixo).
De acordo com informações da Defesa Civil, os levantamentos ainda estão sendo realizados e até o momento também foram averiguados queda de árvores em Passos Maia, em Xaxim, Lajeado Grande, Chapecó, Serra Alta, Quilombo, Itapiranga, entre outros.
Na Capital do Milho, a base da PRF (Polícia Rodoviária Federal), também foi atingida, e segundo a instituição, telhas voaram e alguns galhos caíram sobre os fios de energia. Por isso, na manhã desta sexta-feira (26), a unidade operacional está sem luz.
Resgate
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 23h30, para realizar o resgate de duas pessoas que estavam presas em um carro, submerso, no bairro Alvorada, em Xaxim. As vítimas foram socorridas em estado estável e conduzidas à Unidade de Pronto Atendimento.
Também por conta dos fortes ventos que atingiram a região, em Itapiranga, por volta das 18 horas, na Linha Maria Goretti, um homem de 47 anos ficou ferido após um galpão desabar. Os socorristas estiveram no local e retiraram a vítima que estava presa sob os destroços. Ele estava consciente e foi encaminhado ao hospital do município.
Ciclone Extratropical
Na terça-feira (23), a Epagri/Ciram já havia emitido um alerta para o avanço de uma frente fria e de um ciclone extratropical, indicando que os maiores volumes de chuva deviam ocorrer no Oeste do Estado.
De acordo com informações de Laura Rodrigues, Meteorologista da Epagri/Ciram, na sexta-feira (26), a chuva se desloca para a parte leste do estado e, no decorrer do dia, o tempo já começa a melhorar em todas as regiões catarinenses, garantido mais um final de semana com sol em SC.
Com informações Clic RDC