Search
Close this search box.

Defesa Civil descarta passagem de tornado pelo Oeste de SC

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Defesa Civil de Santa Catarina descartou a suspeita de que um tornado tenha atingido o município de Seara, no Oeste de Santa Catarina, na divisa da comunidade da Linha Três Fronteiras com a Linha Dom Pedro, entre a noite de segunda-feira (11) e manhã de terça-feira (12).

Conforme o comunicado emitido pela Defesa Civil nesta quarta-feira (13), o evento que atingiu o município se caracteriza como uma tempestade com com ventos fortes (frente de rajada).

Com base na análise meteorológica do evento, a equipe de meteorologistas da Defesa Civil de Santa Catarina observou que houve a atuação e deslocamento de um cavado (área alongada de baixa pressão) sobre o Estado do Rio Grande do Sul em direção ao Paraná.

Junto a isso, um fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica estava direcionado sobre Santa Catarina. Esta combinação de sistemas atuou sobre a região Oeste do Estado e favoreceu a formação de áreas de instabilidade que ocasionaram pancadas de chuvas com raios, rajadas de ventos e queda de granizo em localidades das regiões do Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste.

Nebulosidade

Nas imagens do radar meteorológico de Chapecó, a Defesa Civil notou o deslocamento de núcleos convectivos de tempestades sobre a cidade de Seara.

Os meteorologistas da Defesa Civil estimaram, através do Radar Meteorológico de Chapecó, uma precipitação no município, com intensidade acima de 40 mm/h e que, pontualmente, passaram de 100 mm/h (chuva intensa).

Nas imagens do radar meteorológico de Chapecó foi possível observar que próximo às 19h50min houve o registro de ventos de moderada a forte intensidade em Seara.

À medida em que os núcleos convectivos indicados se deslocavam, produziram rajadas de ventos de moderada a forte intensidade, caracterizando uma frente de rajada.

Com base em dados da estação localizada em Concórdia, cidade mais próxima ao município de Seara, a Defesa Civil observou que as maiores rajadas de vento não passaram dos 25 km/h. Entretanto, como a estação é localizada a uma certa distância de Seara, é possível inferir que o núcleo convectivo exibido nas imagens de radar e satélite ocasionou ventos mais intensos.

Com informações ND Mais 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp