Uma reunião, na manhã desta sexta-feira, 13, com lideranças políticas, empresariais e da segurança pública, marcou o lançamento da operação de voos regulares, em Caçador. O evento foi realizado no terminal de passageiros do Aeroporto Regional Doutor Carlos Alberto da Costa Neves, contando ainda com a presença de prefeitos da Amarp.
A empresa Aerosul Táxi Aéreo. de Arapongas, inicia as operações em Caçador no dia 2 de setembro. Com aeronave do modelo Grand Caravan, uma das mais seguras do mundo, que opera em qualquer tipo de pista, a empresa terá três voos na semana, ligando Caçador, Florianópolis e Curitiba. Além de outras linhas do Oeste de Santa Catarina.
A apresentação da empresa foi feita pelo diretor presidente, Adilson Oliveira. Para ele, a estrutura de Caçador é uma das melhores e o aeroporto está apto para receber voos regulares. Ele explica ainda que inicialmente serão três voos na semana, sendo que em breve pode passar a ter voos diários.
“Nós estamos trazendo a aeronave para iniciar a operação para Florianópolis e iniciar as operações. A aeronave comporta nove passageiros e quanto a valores, estamos avaliando ainda, pelo fato de que estamos em negociação com o Governo do Estado para redução do ICMS da querosene e após isso vamos definir valores, mas garantimos que será um preço acessível a todos”, declarou Adilson.
O prefeito Saulo Sperotto explica que isso é muito importante para Caçador e muito satisfatório. “Tivemos muito trabalho, não foi nada fácil ajustar toda uma estrutura para iniciar uma operação aérea regional. Uma das nossas preocupações era a demanda de passageiros e já constatamos que isso temos, até por se tratar de um aeroporto regional e isso vai trazer o desenvolvimento para Caçador e os municípios vizinhos”, disse.
Segundo Saulo, o objetivo é aproximar grande centros de Caçador. Disse ainda que o município recebeu muitos recursos para a adequação do aeroporto e o resultado está aí e vai favorecer toda a região.
Além do transporte de passageiros, Caçador contará ainda com um terminal de cargas alfandegário que isso trará, além de mais dinheiro para o município, também empregos.
Roberto Marton, secretário de Saúde de Caçador, que participou dos estudos e esteve à frente do projeto de melhorias do aeroporto, relatou que é um trabalho de dois anos e meio que está sendo feito, trabalhando na estruturação, adequações, uma série de projetos apresentados ao Ministério da Infraestrutura, que foi reconhecido o trabalho e necessidade.
“Hoje estamos acertando a empresa aérea. A Aerosul já opera voos regulares em Londrina e Florianópolis e agora passa a operar também em Caçador. O nosso objetivo são voos diários, que irá facilitar e contribuir para o desenvolvimento”, enfatizou.