Search
Close this search box.

SC confirma contaminação interna da variante Delta da Covid-19

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

O primeiro caso de contaminação interna da variante Delta foi confirmado em Santa Catarina. Após mapeamento genético solicitado pela Secretaria da Saúde de Joinville, saiu o resultado e atestou o caso de contaminação autóctone da variante Delta da Covid-19 no município.

A contaminação autóctone é aquela confirmada em uma pessoa que não teve registro recente de deslocamento para localidades onde a doença já esteja colonizada.

O caso confirmado é de um homem, de 55 anos, morador da Zona Sul da cidade, que teve caso confirmado de Covid-19, apresentou piora clínica generalizada e faleceu no dia 9 de julho.

Investigação epidemiológica

Com esta confirmação, os profissionais da Vigilância em Saúde deram início a uma investigação epidemiológica, com o objetivo de mapear as pessoas que tiveram contato com o homem contaminado e que apresentaram algum sintoma de Covid-19.

“É importante ressaltar que os cuidados com a imunização, o uso de máscara de proteção, o distanciamento e a higienização constante das mãos continuam sendo nossos principais mecanismos de defesa contra a Covid-19”, destaca Jean Rodrigues da Silva, secretário da Saúde de Joinville.

Alerta do Ministério da Saúde

Depois que começaram a aparecer casos da variante Delta no País, o Ministério da Saúde emitiu um alerta orientando Estados e municípios a ampliarem o sequenciamento genômico (procedimento que permite encontrar as variantes do novo coronavírus entre os infectados).

Além disso, também é recomendado que sejam feitas imediatamente as notificação dos casos, o isolamento dos infectados e a adoção de medidas de prevenção em áreas onde foram encontrados pacientes com a variante.

Transmissibilidade

A preocupação mundial com a variante Delta do coronavírus parece ter cada vez mais fundamento. Um relatório do CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) divulgado pela imprensa norte-americana apontou que a cepa indiana pode causar doenças mais graves.

Além disso, é tão contagiosa quanto a catapora, além de ser transmitida mais rapidamente do que o resfriado comum, a gripe sazonal, o sarampo e a ebola.

Com informações ND Mais 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp