Se o final de semana tem sido marcado pelo “veranico de inverno” em diversas regiões de Santa Catarina, durante a semana as temperaturas devem despencar em todo o Estado. Neste domingo (25), as máximas podem passar da casa dos 30°C, com o tempo firme e aberto.
Com o avanço de uma frente fria na segunda-feira (26), a nebulosidade começa a aparecer à tarde, principalmente nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande Sul. Mas é na terça-feira (27), que o tempo vira de vez no Estado.
Na retaguarda da frente fria chega uma intensa massa de ar frio, com origem polar, que deve derrubar as temperaturas para baixo dos 10°C. Na quarta-feira (28), a possível “maior onda de frio” desde 1955 ganha força, e as temperaturas devem ficar abaixo dos 5°C na faixa litorânea e negativas em todas as outras regiões catarinenses.
“Teremos uma transição de frente fria na terça-feira, trazendo chuva, trovoadas e temporais localizados. A partir de quarta-feira essa queda de temperatura será violenta, com frio amplo em todo o Estado”, informa o meteorologista Piter Scheuer.
Dias mais frios
Conforme o meteorologista Ronaldo Coutinho, os dias mais frios serão quinta, sexta-feira e sábado, com máximas de 0ºC e mínimas negativas em todo o Estado. Ele faz o alerta para que os produtores agrícolas tentem proteger as culturas.
“Extraordinária onda de frio. É muito mais forte do que qualquer outra que teve. Mantendo as projeções, o frio trará prejuízos à agricultura e às pessoas, podendo até ter congelamento de água”, comenta Coutinho.
“É a massa de ar polar mais intensa do ano, com temperaturas baixas e condição propícia para o registro de neve durante a noite de quarta-feira e na manhã de quinta-feira, de maneira isolada”, completa Scheuer.
Com informações – ND Mais