A primeira semana do inverno deve ser marcada por temporais em cidades do Oeste, Meio-Oeste e Serra de Santa Catarina. O alerta feito pelo meteorologista Piter Scheuer é para a próxima quinta-feira (24).
A previsão do tempo indica pancadas de chuva com raios. No entanto, segundo o especialista, a instabilidade tem força para provocar fortes temporais ou tempestades severas, com chuva intensa, granizo e vendavais com transtornos em algumas cidades.
“Alto risco de temporais com chuva forte, granizo, raios e vendavais acima dos 100 km/h, com destaque para o Oeste, Meio Oeste e alguns pontos da Serra. Atenção com transtornos em alguns municípios principalmente por conta do vento forte”, diz o alerta.
A ventania, conforme Scheuer, deve provocar danos na rede elétrica nas três regiões citadas no alerta e de forma bem isolada nas demais áreas do estado. Além disso, há risco de estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O que vai acontecer?
Essa situação do tempo é favorecida pela formação de uma nova frente fria associada a um centro de baixa pressão que passa pela região Sul do Brasil.
A mudança do tempo está associada a entrada de ar quente e úmido proveniente da região amazônica em combinação com perturbações de ondas curtíssimas nos níveis médios da troposfera, segundo o meteorologista.
“Atmosfera bem dinâmica e bem propicia para a formação de supercélulas (tempestades severas) e linhas de instabilidades”, diz o alerta.
O que diz a Defesa Civil?
A Defesa Civil de Santa Catarina informou que a quarta-feira (23) terá predomínio de sol entre nuvens, no entanto, a partir do final da noite a nebulosidade deve aumentar do Oeste do Litoral. O risco de temporais com danos é baixo, conforme o órgão estadual.
Já para quinta e sexta-feira (25), a Defesa Civil de SC alerta para chuva. Veja abaixo: