Não é de hoje que a Celesc não dá atenção alguma para o município de Caçador. Talvez, e sem errar, os últimos grandes investimentos vieram no Governo de Luiz Henrique da Silveira, quando uma subestação foi construída, lá nos idos de 2010.
Depois disso, nada mais foi investido e a morosidade do atendimento da empresa estatal é cada vez pior. Fácil, assim como fazia a Casan, é arrecadar e nada trazer de retorno.
Com grandes e importantes empresas no município, a Celesc conta com um desempenho pífio: as quedas de energia são constantes e têm piorado muito nos últimos anos.
Talvez, o maior representativo da inércia da Celesc no município é bem no Centro de Caçador: Há mais de 1 ano, um poste está aguardando ser retirado do local, na rua Lauro Marins, e a rede de energia ser transferida para o outro posto, que já foi instalado, bem ao lado.
Agora, essa inércia, da empresa e não dos seus servidores, se acentuou ainda mais, quando caíram as torres de transmissão por causa de um temporal e deixaram a maior cidade do Meio Oeste sem energia há mais de 62 horas (até a publicação desta matéria). Isso porquê, em primeiro lugar, não existe um plano B.
Caçador fica no “fim da linha” de transmissão, que vem da região de Campos Novos. Neste caso, não existe como puxar uma linha alternativa para que pudesse ser restabelecido o sistema.
De pronto, a Celesc fez questão de colocar a culpa da falta de energia na empresa terceirizada, a Evoltz. Na sequência, as notas oficiais afirmaram que as equipes da própria Celesc estariam trabalhando para auxiliar no restabelecimento da energia.
O problema é a falta de uma alternativa, um plano de contingência ou de emergência. Isso não existe e ficou escancarado com esta tragédia.
Para piorar, em uma divulgação do Governo do Estado, a respeito das ações para recuperação da energia nos municípios do Meio Oeste, não foi colocada nenhuma linha sobre a situação de Caçador. Aliás, em nenhum momento a cidade é citada na divulgação. Confira o link a seguir: https://www.sc.gov.br/noticias/temas/defesa-civil-e-bombeiros/trabalho-integrado-das-equipes-do-governo-garante-restabelecimento-de-servicos-em-boa-parte-dos-municipios-atingidos-por-tornado-e-fortes-tempestades
Infelizmente, o fato principal de todo esse evento é o descaso da Celesc com relação a Caçador. Não é de hoje e, se não houver uma cobrança intensa de toda a comunidade, isso não vai mudar!