Search
Close this search box.

Vereadores de Caçador podem perder o mandato por burlar o sistema de cota de gênero

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Nas eleições do ano passado, o Partido Progressista (PP) de Caçador elegeu dois vereadores, sendo Lidiane Cattani e Itacir Fioreze, o Fically. Entretanto, uma representação movida pelo PT e o candidato a vereador Valmor de Paula, pode fazer os dois perderem o mandato e terem a votação anulada. Com isso, assumiriam os suplentes.

A razão da representação é que nas eleições do ano passado, uma candidata teve o registro da candidatura impugnada. Com isso, por conta dos prazos não seria necessária uma substituição, porém foi feita e no lugar entrou a nora do vereador Fically, quem ela manifestou apoio ainda no início da campanha eleitoral.

O que foi questionado pela representação foi a votação recebida pela candidata, tendo apenas quatro votos. Na representação, as partes alegam que houve abuso do poder por não respeitar a cota do gênero feminino.

A ação teve parecer favorável pelo promotor eleitoral, Thiago Naspolini Berenhauser. O caso vai para análise do juiz eleitoral, que se entender que o partido burlou a cota, os dois vereadores perdem os mandatos. Entretanto, na primeira decisão cabe recurso.

A defesa do PP alega que não foi burlado o sistema de cota e está confiante na decisão contrária a ação, mas se for favorável, irão recorrer da decisão.

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp