Serão distribuídas a partir das 9h30 da manhã desta sexta-feira (16) aos municípios as novas doses da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina. O Estado recebeu um novo lote com 229.200 imunizantes durante a madrugada.
O município de Caçador irá receber 1.330 doses. Da regional de Videira que recebeu 5.350 doses, Caçador é o município que mais receberá vacinas.
Ao todo, são 141 mil doses da Astrazeneca destinadas para a D1 (primeira aplicação), além de 88,2 mil da Coronavac, do Instituto Butantan. Elas serão destinadas à vacinação dos trabalhadores da saúde, idosos de 60 a 69 anos e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Com mais essa remessa, Santa Catarina soma um total de 1.701.940 vacinas contra a doença recebidas. Elas foram recepcionadas pela governadora em exercício, Daniela Reinehr.
“O sentimento é de esperança e gratidão renovadas. Queremos vacinar nossa população o mais rápido possível”, ressalta Daniela Reinehr. A governadora frisa ainda que as doses serão encaminhadas com o máximo de agilidade às regionais de saúde, no início da manhã desta sexta-feira, 16. “Toda a programação de envio das doses já está definida e o trabalho seguirá incansável para que a vacinação não pare”, diz.
Foco será a primeira dose
Para as centrais regionais da Grande Florianópolis, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Itajaí, Rio do Sul, Lages, Videira e Joaçaba, o envio será feito por meio terrestre.
Já nas regiões de Chapecó, Concórdia, São Miguel do Oeste e Xanxerê, as vacinas serão levadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar. Em um primeiro momento, as cidades vão receber apenas as vacinas do laboratório AstraZeneca/Fiocruz, para aplicação da primeira dose.
Além dos 141 mil imunizantes, também serão enviadas outras 16.810 doses da AstraZeneca, também para a primeira dose.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as vacinas da CoronaVac vão ficar reservadas na Central Estadual da Rede de Frio, sendo enviadas aos municípios apenas na próxima semana. O motivo é que elas serão destinadas apenas para a aplicação da segunda dose.
Com informações ND Mais