Search
Close this search box.

Mais de 100kg de pinhão apreendidos são destinados para alimentação de animais, em SC

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

A Polícia Militar Ambiental apreendeu 118 kg de pinhão no município de São Cristóvão do Sul. Três sacas de pinhão estavam sendo transportadas no porta-malas do veículo e foram flagradas pela Polícia Militar de Curitibanos, no domingo (21). Agora o produto será destinado ao Instituto Espaço Silvestre, para alimentação de animais.

– Nós destinamos para locais que cuidam de animais que tem ai o pinhão como sua base alimentar. São instituições que cuidam de papagaios, por exemplo, e precisam desses alimentos para repassar para eles, explica o capitão do 2º Batalhão da PMA , Marco Antônio Marafon Júnior.

A apreensão foi feia pela Polícia Militar Ambiental (PMA) que notificou o motorista por infração ambiental. O condutor, também, foi multado em R$ 500. Até o dia 31 de março acontece o período de defeso do pinhão.

A lei estadual nº 15.457 proíbe a colheita, transporte e comercialização do pinhão. Nas principais regiões produtoras da semente, Meio-Oeste, Oeste e Serra, a fiscalização é intensificada para coibir essas práticas. A intenção é proteger a reprodução da araucária e o alimento sustentável dos animais silvestres.

Só a partir do dia 1º de abril é que a colheita do pinhão está liberada em Santa Catarina.

A Serra Catarinense é a maior produtora do estado. Neste ano a quantidade ainda não foi divulgada pela Epagri, mas os produtores afirmam que a produção deve ser 40% maior que de 2020.

Com informações NSC Total 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp