Mais 146.750 doses de vacina contra a Covid-19 chegaram a Santa Catarina na manhã deste sábado (20). Essa é a segunda maior remessa enviada ao Estado pelo Ministério da Saúde desde janeiro, quando os primeiros imunizantes foram entregues.
As vacinas chegaram a Florianópolis às 8h20 e seguiram para a Central Estadual de Rede de Frio da Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), em São José, de onde serão distribuídas para as 17 regionais do Estado.
A nova remessa – que corresponde a 5.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 141 mil da Coronavac/Butantan – vai auxiliar no mutirão de vacinação deste final de semana. A ação busca acelerar o processo de imunização dos idosos em Santa Catarina.
Desta vez, as doses produzidas pelo Butantan serão destinadas integralmente para dar continuidade à vacinação dos idosos acima de 70 anos e dos trabalhadores da saúde.
“O Ministério da Saúde garantiu que vai mandar uma nova remessa da vacina Coronavac em um prazo de 2 a 4 semanas, que é intervalo adequado entre a aplicação da dose 1 e dose 2, para que o esquema vacinal seja finalizado”, informou João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive/SC. “Por esse motivo, recomendou que o estado faça a distribuição de todas as doses recebidas neste sábado para acelerar a vacinação dos grupos prioritários”, completou.
Já as vacinas da AstraZeneca/Fiocruz serão destinadas a povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas, que correspondem a um novo grupo prioritário.