Search
Close this search box.

Pazuello promete vacinas, mas não anuncia ações de controle da pandemia no Oeste de SC

Notícia Hoje

Notícia Hoje

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Em visita ao Centro de Observação da Covid-19, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, o ministro da Saúde Eduardo Pazuello prometeu vacinar todos os grupos prioritários ainda no primeiro semestre. Em contrapartida, o ministro não anunciou novas ações para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 na região Oeste.

O ministro afirmou que semanalmente está mandando 2,5 milhões de doses e, no fim do mês, vai dobrar a produção, mas não informou quantas serão destinadas a Santa Catarina.
Segundo ele, o Ministério já tem cerca de 580 milhões de doses contratadas e em negociação.

Centro de Observação da Covid

Em Chapecó, Pazuello conheceu o Centro de Observação da Covid o qual disse ser exemplo e servir de modelo. A estrutura conta com 75 leitos clínicos e 20 de UTSI (Unidade de Tratamento Semi-Intensivo).

“Tudo muito organizado. Não parem com a oferta de leitos. Com essa moral e essa capacidade não tem como perder a guerra”, disse.

O ministro se reuniu com o governador Carlos Moisés da Silva, secretários de Estado, deputados, prefeitos e representantes do Ministério da Saúde para discutir sobre a situação do colapso na saúde que se encontram os municípios de Santa Catarina.

“A vinda do ministro é muito importante para ver, in loco, o que estamos fazendo e conhecer nossas demandas. E nos honra a afirmação de que aqui é exemplo para o país”, disse o prefeito de Chapecó, João Rodrigues.

Já o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, disse que o Estado deverá receber mais profissionais de saúde e mais equipamentos do Governo Federal nos próximos dias, para abertura de mais leitos.

Número de óbitos cresce

A Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó confirmou na manhã desta sexta-feira (5) novas mortes por coronavírus. O total de óbitos chegou a 326.A cidade tem 5.266 casos positivos de coronavírus e 644 pacientes com suspeita da doença.

Desde o início da pandemia, segundo o Boletim Epidemiológico, são mais de 27.629 casos confirmados no maior município do Oeste do Estado. Ao todo, mais de 22 mil pacientes já se recuperaram da doença respiratória.

Em meio ao colapso, pacientes são transferidos

Com a superlotação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e enfermaria, o município de Chapecó iniciou nesta semana a transferência de pacientes para Vitória, no Espírito Santo.

As transferências iniciaram e 15 pacientes com Covid-19 devem ser levados para dar continuidade ao tratamento no Estado capixaba. Daniel Pegoraro, de 34 anos, que estava internado na UPA 24h em ventilação mecânica invasiva, ou seja, entubado desde a semana passada, foi o primeiro a ser transferido para o Espírito Santo.

O segundo paciente foi Devenilso Simão dos Santos, de 67 anos, que estava internado na UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento), segundo a Prefeitura de Chapecó. As transferências são realizadas pelo avião Arcanjo 02, do Corpo de Bombeiros. Os pacientes foram levados ao Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra (ES), região da Grande Vitória.

Com informações ND Mais 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp